
Presidente sanciona lei que institui o auxílio gás
Auxílio será destinado às famílias inscritas no CadÚnico

Foto: Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria o Programa Gás dos Brasileiros, o chamado auxílio gás, que vai subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. A medida foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União e ficará em vigor por cinco anos, contados a partir da abertura dos créditos orçamentários necessários.
Cada família beneficiada vai receber, a cada dois meses, o equivalente a 50% da média do preço nacional do botijão de 13 quilos. Esse valor será estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos seis meses anteriores, conforme regras que ainda serão definidas em decreto.
O auxílio será destinado às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que morem na mesma casa de quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Ele será concedido, preferencialmente, às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. A preferência de pagamento também será para a mulher responsável pela família.
O governo utilizará a estrutura do Auxílio Brasil para fazer os pagamentos do auxílio gás. A operacionalização do programa social é feita pela Caixa Econômica Federal.
Fonte de recursos
O programa será financiado com recursos dos royalties pertencentes à União na produção de petróleo e gás natural sob o regime de partilha de produção, de parte da venda do excedente em óleo da União e bônus de assinatura nas licitações de áreas para a exploração de petróleo e de gás natural. Além disso, serão utilizados outros recursos que venham a ser previstos no Orçamento Geral da União e dividendos da Petrobras pagos ao Tesouro Nacional.
A lei tem ainda como uma das fontes de financiamento o montante que cabe à União da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que passará a incidir sobre o botijão de gás de 13 quilos.
Aprovado no mês passado pelo Congresso, a previsão é que o benefício terá um custo de cerca de R$ 592 milhões e poderá atender dois milhões de famílias do CadÚnico.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Flávio Dino vota pela cassação da deputada Carla Zambelli
Quatro ministros já votaram pela cassação da parlamentar
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2025
Haddad descarta prejuízo para estados nas mudanças no imposto de renda
Ministro explicou a medida no programa Bom Dia, Ministro
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2025
Senado aprova isenção de visto a turistas dos EUA, Austrália e Canadá
Exigência foi determinada em maio de 2023 por reciprocidade
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
PGR insiste para que Supremo torne 12 acusados réus por golpe
Advogados haviam apontado nulidades na denúncia e tramitação do caso
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Associação de Juristas lança campanha contra anistia a golpistas
Iniciativa envolve atos presenciais e publicações nas redes sociais
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Lula visitará Pernambuco para anunciar licitação das obras no Aeroporto de Caruaru
Presidente deve oficializar processo em abril; investimento total será de R$...