Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Governo de Pernambuco reabre inscrições do Concurso Público Unificado


Por: REDAÇÃO Portal

Com nova lei que amplia cotas raciais, candidatos podem se inscrever até 28 de novembro

Com nova lei que amplia cotas raciais, candidatos podem se inscrever até 28 de novembro

Foto: Mirva Filho/ Secretaria de Administração

03/11/2025
    Compartilhe:

O Governo de Pernambuco reabriu as inscrições do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE) após a sanção da Lei Estadual nº 19.050, de 28 de outubro de 2025. A nova legislação amplia a política de cotas e assegura a reserva de vagas para candidatos Pretos e Pardos, Indígenas e Quilombolas, reforçando o compromisso do Estado com a inclusão e a diversidade no serviço público.

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 28 de novembro. As provas estão marcadas para os dias 18 e 25 de janeiro de 2026. Com a reabertura, os interessados têm uma nova oportunidade de participar do certame, agora ajustado às diretrizes de equidade estabelecidas pela nova legislação.

Ao todo, são ofertadas 462 vagas distribuídas entre nove órgãos estaduais, em cargos de níveis médio e superior. Também houve acréscimo de duas vagas para o cargo de Gestor Governamental – Controle Interno.

De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza, os cargos continuam organizados em três blocos: Bloco 01 – Formação Específica de Nível Superior; Bloco 02 – Qualquer área de formação de nível superior; e Bloco 03 – Formação de Nível Médio. “Cada grupo terá seu dia e turno exclusivo para realização das provas, possibilitando que o candidato possa concorrer para até três cargos, um de cada bloco”, afirmou a secretária.

As provas serão realizadas em dez cidades do Estado: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro. O candidato poderá escolher o município onde deseja fazer o exame. Mais informações estão disponíveis no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da Fundação Carlos Chagas.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook