Brasil será independente na produção de vacina em 2022, diz ministro
Marcos Pontes é o entrevistado no último A Voz do Brasil de 2021
Foto: Agência Brasil
A partir de 2022, o Brasil será independente na produção de vacinas para a covid-19 e estará preparado para futuras pandemias, disse o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. “Se o planeta não quiser vender vacina para o Brasil, o Brasil vai vender vacina para o planeta”, disse o ministro durante entrevista ao programa A Voz do Brasil que vai ar na noite desta sexta-feira (31).

Pontes disse que o ministério investiu em 15 tipos de tecnologias de vacinas. “[Essa estrutura] vai servir para outras pandemias que nós teremos, sem dúvida nenhuma. Vai servir para doenças negligenciadas, como dengue, zika e chikungunya, e além disso nós temos a ampliação da infraestrutura de pesquisa para vírus e viroses emergentes. Chamo de programa escudo para o Brasil estar muito mais preparado para as próximas pandemias. A gente não pode passar por uma pandemia e não aprender com isso”.
O ministro também citou alguns projetos da pasta para 2022, como o início de construção de um laboratório de biossegurança nível 4, que será o primeiro da América Latina; o início das operações do Instituto Nacional do Mar; a construção do Criosfera 2 na Antártica; o aumento do número de laboratórios remotos na Amazônia, com a expectativa de chegar a 50 estações; o desenvolvimento da primeira bateria de nióbio e grafeno e o aumento das tecnologias de biocombustível.
A Voz do Brasil
A participação do titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações faz parte da série de entrevistas que serão veiculadas no programa A Voz do Brasil até o último dia do ano. Haverá transmissão normal do programa no dia 31.
A Voz do Brasil é veiculada em todas as emissoras de radiodifusão brasileiras, entre 19h e 22h (do horário de Brasília), de segunda a sexta-feira. O programa também pode ser acompanhado pelas redes sociais e pelo canal da TV Brasil, Gov no YouTube.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/11/2025
Governo de Pernambuco reabre inscrições do Concurso Público Unificado
Com nova lei que amplia cotas raciais, candidatos podem se inscrever até 28...
- Por REDAÇÃO
- 03/11/2025
Câmara aprova licença menstrual de até dois dias para trabalhadoras
Proposta assegura afastamento remunerado mediante laudo médico e segue para...
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2025
Justiça absolve ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz, acusado de improbidade administrativa
Decisão reconheceu que não foi comprovado qualquer prejuízo
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2025
Datafolha: Lula lidera com vantagem sobre Tarcísio e Michelle para presidência do Brasil entre pernambucanos
A pesquisa encomendada pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru também mostra...
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2025
Datafolha: Marília Arraes lidera em todos os cenários na disputa ao Senado por Pernambuco
A pesquisa encomendada pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru mostra o...
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2025
Datafolha: João Campos lidera disputa ao Governo de Pernambuco com 52% contra 30% da atual governadora, Raquel Lyra
A pesquisa encomendada pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru mostra o...