STJ afasta governador de Alagoas em investigação sobre corrupção
Paulo Dantas é suspeito de envolvimento em desvio de recursos públicos
Foto: Assembleia Legislativa de Alagoas
A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou o afastamento cautelar do governador Paulo Dantas do cargo por 180 dias, além de ter autorizado mais 30 mandados no âmbito da Operação Edema, deflagrada na manhã de hoje (11) pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF).
A operação apura desvios públicos no executivo alagoano, que teriam começado em 2019. A relatora do caso no STJ ordenou ainda o sequestro de bens e valores que somam R$ 54 milhões, incluindo o bloqueio de dezenas de imóveis.
A investigação corre em sigilo, mas a ministra autorizou o MPF a divulgar informações restritas sobre o caso, preservando a intimidade dos envolvidos, ainda que expondo o afastamento do governador. De acordo com o MPF, os suspeitos são investigados pelos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.
Ainda pela decisão, os investigados estão impedidos de manter contato entre si e de frequentar os órgãos públicos envolvidos na investigação.
O caso envolve esquemas de desvio de salários em gabinetes da Assembleia Legislativa de Alagoas. Dantas, do MDB, que disputa a reeleição em segundo turno, foi deputado estadual e estaria envolvido nos esquemas. O governador assumiu o cargo após eleições indiretas, em maio.
Segundo a PF e o MPF, a necessidade e a urgência das medidas cautelares cumpridas na manhã de hoje – que incluem busca e apreensão, sequestro de bens e afastamentos de função pública, ente outras medidas – foram amplamente demonstradas nos autos da investigação policial e corroboradas pelo Ministério Público Federal, o que subsidiou a decisão judicial.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Caruaru abre concurso para fiscal de feira e técnico em segurança do trabalho
Inscrições poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (8)
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Grupo Asa Branca é finalista no prêmio Fiepe de Jornalismo 2025
CBN Caruaru, CBN Recife e TV Asa Branca somam cinco trabalhos entre os...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Adagro prorroga prazo para atualização cadastral
Produtores rurais devem declarar rebanhos e garantir a regularidade junto à...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Protocolo Brasil Sem Fome abre seleção para agentes articuladores
Processo seletivo simplificado oferta cadastro reserva para atuação em...
- Por REDAÇÃO
- 24/11/2025
Sesc Pernambuco abre vagas gratuitas em Educação, Cultura e Esportes
Programa oferece bolsas integrais em educação, cultura e esportes para...
- Por REDAÇÃO
- 17/11/2025
IFPE inicia convocação de candidatos do concurso docente para avaliações
Etapas obrigatórias ocorrem até 21 de novembro e fazem parte do concurso...