
Qualificação profissional para mulheres egressas do Sistema Prisional será lançada em Caruaru
Parceria entre Senac, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Conselho Nacional de Justiça e Prefeitura de Caruaru viabiliza a iniciativa

Foto: Divulgação
O Centro de Convenções do Senac, em Caruaru, recebe o lançamento do projeto Corte e Recomeço, nesta terça (25). A iniciativa busca qualificar 20 mulheres, egressas do Sistema Prisional ou familiares de egressos, com cursos na área de Beleza. O projeto é desenvolvido pelo Senac em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça e Prefeitura de Caruaru, por meio do Escritório Social e Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome.
A capacitação terá cinco etapas ao longo de quatro meses. Na primeira fase, as participantes farão o curso de Cabeleireiro Assistente, com 230 horas/aula. Depois, participarão das oficinas Socioemocional e de Inovação e Tecnologia. Em seguida, terão aperfeiçoamento profissional com os cursos Básico de Maquiagem e Básico de Corte de Cabelo e Escova. A formação se encerra com oficinas de Gestão e Formalização do Negócio, voltadas ao empreendedorismo. Para ingressar no projeto, as mulheres precisaram estar acompanhadas pelo Escritório Social, demonstrar interesse na capacitação e ter disponibilidade para participar das atividades.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, destacou a importância da educação profissional para a transformação social. "Nós acreditamos no poder transformador da educação. Através do projeto Corte e Recomeço, estamos proporcionando mais do que qualificação profissional, estamos abrindo caminho para que essas mulheres possam reconstruir suas histórias, tenham autonomia, uma profissão e oportunidade de fonte de renda. Iniciativas como essa, reforçam o papel da educação como agente de mudança", afirmou.
A juíza Lorena Victorasso, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, ressaltou a relevância do projeto na inclusão social. "A passagem pelo cárcere deixa marcas profundas na vida da pessoa egressa, suas famílias e na sociedade. As dificuldades para a (re)integração social são significativas. Instituições e sociedade precisam estar comprometidas com essa transformação. O projeto foca no público feminino que enfrenta vulnerabilidades específicas e tem papel fundamental na estruturação de suas famílias. Ao apoiar essas mulheres, esperamos contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva", disse.
Programação
O evento de lançamento do projeto Corte e Recomeço começa às 14h, com apresentação do projeto. Em seguida, ocorre um bate-papo sobre o setor de Beleza, com Armando Nascimento, docente do Senac. Para encerrar, uma egressa do Sistema Prisional compartilhará sua experiência profissional. O evento também marca a aula inaugural do curso de Cabeleireiro Assistente, que terá início na quarta-feira (26).
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 23/04/2025
Conheça os desafios de manter o espírito de equipe no modelo home-office
Com o trabalho remoto vem os dilemas de como manter os colaboradores...
- Por REDAÇÃO
- 23/04/2025
Uninassau Caruaru promove congresso sobre desafios globais na saúde
Evento ocorre de 24 a 26 de abril no Centro de Convenções do Senac
- Por REDAÇÃO
- 23/04/2025
Biblioteca Municipal Álvaro Lins passa a abrir à noite e nos fins de semana
Novo horário começa a valer nesta quarta-feira (23), Dia Mundial do Livro
- Por REDAÇÃO
- 23/04/2025
Confira os 20 classificados para a próxima fase do Vem Cantar Forró 2025
Audição com os selecionados será no dia 29 de abril, no Teatro do Shopping...
- Por REDAÇÃO
- 22/04/2025
Inscrições para a Convocatória Nacional Pernambuco Meu País se encerram no dia 30 de abril
O edital vai selecionar propostas artísticas e culturais para os Ciclos...
- Por REDAÇÃO
- 22/04/2025
Bois de Vitalino: exposição homenageia Mestre Vitalino com obras de artistas do Agreste
Mostra reúne esculturas de cerâmica personalizadas por artistas do Agreste...