Monitoramento de segurança pública em Pernambuco é suspenso devido ao término de contrato
Equipamentos, que foram desligados no início do mês, estavam posicionados em diferentes pontos do Recife, de Olinda, Caruaru e Petrolina.

Foto: Reprodução/TV Globo
A Secretaria de Defesa Social (SDS) tomou a decisão de desativar 358 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos de quatro das principais cidades de Pernambuco: Recife, Olinda, Caruaru e Petrolina.
O sistema de videomonitoramento da SDS estava sob investigação em uma auditoria especial realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em fevereiro, o TCE determinou a realização de uma nova licitação sem interrupção do serviço, considerada essencial.
O conselheiro do TCE, Marcos Loreto, responsável pelo processo, expressou surpresa com a decisão de desligar as câmeras. Ele deixa claro que o TCE recomendou a licitação, mas não tentou o cancelamento do contrato ou dos serviços. Loreto expressou preocupação com a possibilidade de uma população se sentir mais vulnerável à violência devido à ausência de videomonitoramento.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explicou que o contrato com o consórcio OI SA, que fornecia câmeras, internet e operadores, foi vencido há três anos. Ele afirmou que o serviço continuou sendo prestado e pago por meio de um Termo de Ajuste de Contas (TAC) até fevereiro de 2023, quando o consórcio foi informado de que não seria mais possível realizar pagamentos dessa forma.
Carvalho informa que uma licitação deveria ter sido realizada em 2020 para dar continuidade ao monitoramento, mas a mudança de governo no início do ano levou a uma reavaliação do modelo de aquisição das câmeras. Ele afirmou que o edital para a nova licitação, que prevê a compra de 2 mil equipamentos, será lançado até o final do mês. Se tudo transcorrer conforme planejado, o monitoramento será retomado em abril de 2024.
Diante da desativação das câmeras, o secretário indicou que durante as festas de fim de ano e o carnaval serão utilizadas como câmeras dos municípios, enfatizando a colaboração entre governo estadual e prefeituras na área de segurança.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Governo de Pernambuco decreta situação de emergência para mais de 100 municípios
Cenário de estiagem causa prejuízos sociais e econômicos
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Brics cobra US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até a COP30
Países mais ricos são chamados a assumir mais responsabilidades
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais
Norma é inédita para uso intelgiência artificial na segurança pública
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Situação de brasileira acidentada em vulcão na Indonésia segue incerta
Juliana Marins caiu em penhasco no Monte Rinjani, em Lombok
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Incêndio destrói 10 ônibus escolares em Bom Conselho, na madrugada desta sexta-feira (20)
Chamas atingiram outros 6 veículos
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2025
CBN Caruaru lança série sobre mulheres que superaram dificuldades por meio do empreendedorismo
Reportagens especiais mostram como o artesanato ajudou mulheres da Capital do...