Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para conclusão da Barragem de Gatos
A retomada das obras da Barragem de Gatos, que visa conter enchentes e atender municípios do Agreste e Mata Sul, é autorizada pela governadora de Pernambuco.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom
Após mais de uma década de paralisação, a governadora Raquel Lyra assinou, na última quarta-feira (26), a ordem de serviço para a conclusão da Barragem de Gatos. O investimento é de R$ 45,8 milhões. A estrutura tem como principal objetivo conter enchentes e beneficiará municípios do Agreste e da Mata Sul.
A assinatura ocorreu em Belém de Maria, na Mata Sul. O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Almir Cirilo, afirmou que a barragem será usada para conter cheias do Riacho dos Gatos, que deságua nos rios Panelas, Pirangi e Una. Cerca de 138 mil pessoas serão beneficiadas nos municípios de Lagoa dos Gatos, Belém de Maria, Catende, Palmares e Água Preta.
"A obra da Barragem de Gatos entrou no Novo PAC, e essa parceria com o governo federal possibilitou que pudéssemos tirar esse sonho do papel, fazê-lo se tornar realidade. São mais de R$ 40 milhões de investimento apenas nesse projeto, e em 12 meses poderemos fazer uma entrega que vai proteger as cidades da Zona da Mata Sul”, disse a governadora Raquel Lyra.
A construção foi interrompida em outubro de 2014, quando 20% da obra havia sido executada. O reservatório, localizado em Lagoa dos Gatos, no Agreste Central, terá capacidade para armazenar 5,93 milhões de metros cúbicos de água. No futuro, o recurso hídrico poderá ser utilizado para abastecimento de comunidades rurais do município
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/09/2025
STF será imparcial e ignorará pressões ao julgar Bolsonaro, diz Moraes
Julgamento do núcleo 1 da trama golpista começou nesta terça-feira
- Por REDAÇÃO
- 26/08/2025
Lula defende regulação de big techs durante reunião ministerial
Para o presidente, big techs são "patrimônio americano, não nosso"
- Por REDAÇÃO
- 20/08/2025
Oposição elege presidente e relator da CPMI do INSS
Carlos Viana (Podemos) e Alfredo Gaspar (União) foram escolhidos
- Por REDAÇÃO
- 04/08/2025
Senador Marcos do Val é levado para colocar tornozeleira eletrônica
Parlamentar havia viajado para os Estados Unidos
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
PGR diz que recebeu com “assombro” sanções contra Alexandre de Moraes
Órgão manifestou ainda solidariedade ao ministro do STF