Etilômetro passivo será utilizado pela PRF na fiscalização da Operação Proclamação da República 2019
O equipamento indica se o motorista ingeriu bebida alcoólica sem a necessidade de soprar no bocal
Foto: Assessoria de Imprensa
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, nesta próxima quarta-feira (13), a Operação Proclamação da República 2019 nas rodovias federais de Pernambuco. A ação segue até o domingo (17) com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e reduzir acidentes graves, a partir do reforço na fiscalização, nas abordagens educativas e na atividade de policiamento.
A PRF estará utilizado pela primeira vez em Pernambuco o etilômetro passivo, que é capaz de em apenas alguns segundos indicar se o condutor fez uso ou não de bebida alcoólica. Após o motorista falar na direção do aparelho, uma luz verde ou vermelha se acende. Com a luz verde, o condutor é liberado. Com a luz vermelha, ele é convidado a fazer o teste no etilômetro tradicional.
O novo aparelho irá funcionar como uma espécie de triagem, liberando rapidamente o motorista que não apresenta nenhum vestígio de álcool e direcionando a fiscalização para aqueles motoristas com indícios de ingestão de álcool. O motorista que estiver sob efeito de álcool estará sujeito a uma multa no valor de R$2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e poderá ser encaminhado à delegacia de Polícia Civil, de acordo com o índice verificado no bafômetro.
Durante as abordagens, serão verificados ainda a documentação pessoal e do veículo, se todos utilizam o cinto de segurança, bem como se há alguma irregularidade. Neste momento haverá ações educativas para orientar os motoristas e passageiros sobre a conscientização para um trânsito mais seguro.
O combate ao crime contará com o apoio do Núcleo de Operações Especiais da PRF, para coibir assaltos, porte ilegal de arma, receptação de veículos roubados e o tráfico de entorpecentes.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/08/2025
Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303
Prefixo é usado para identificar chamadas de telemarketing
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Especialistas alertam que crianças não podem ser "produto" das redes
Eles defendem regulação das plataformas para proteger infância
- Por REDAÇÃO
- 11/08/2025
Pesquisadores propõem estratégias de combate ao microplástico no país
Brasil é responsável por até 190 mil toneladas do lixo marinho
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
Centro Integrado libera inscrição para Mutirão de Retificação de nome e gênero em Caruaru
Iniciativa segue até o dia 14 de agosto
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
PF faz operação para combater tráfico internacional de drogas
Ação tem apoio de agência dos Estados Unidos
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu
Pesquisadoras citam falta de políticas públicas para efetividade