Secretário de Fazenda de Pernambuco destaca que, em reunião com todos os secretários do Brasil, Paulo Guedes discordou do investimento de R$ 485 bilhões em dez anos e na forma de alimentação do recurso

Foto: Reprodução/G1
Os 27 secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal se reuniram, nesta quarta-feira (26), com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir sobre os 12 pontos da proposta do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) para a Reforma Tributária. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o secretário de Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, destacou que, durante a reunião, Paulo Guedes escutou bastante as sugestões dos secretários. No entanto, entre os 12 pontos sugeridos, dez tópicos convergiram e os outros dois divergiram.
Padilha explicou que o ponto de divergência, entre os secretários e Paulo Guedes, é a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional. Os secretários defendem o recurso para atrair novas empresas para as regiões mais pobres, que não possuem infraestrutura, nem proximidade com o mercado de trabalho, além acabar com a guerra fiscal, já que não haverá mais cobrança do novo tributo na origem, será apenas no destino, onde os estados menos desenvolvidos ganham bastante arrecadação. Apesar de concordar com a criação do fundo, o ministro da Economia discorda de algumas questões. “Ele diverge tanto na questão do valor do fundo, que nós apresentamos que deveria ser R$ 485 bilhões em 10 anos, como ele também diverge na forma de alimentação do fundo, porque ele defende que seja com as receitas de petróleo e nós, secretários, entendemos que essa receita é instável”, afirma Décio.
Confira outras informações na entrevista completa com Décio Padilha, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
PGR diz que recebeu com “assombro” sanções contra Alexandre de Moraes
Órgão manifestou ainda solidariedade ao ministro do STF
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
EUA aplicam sanção contra Alexandre de Moraes por ação do 8 de janeiro
Governo Trump alega ainda que Moraes viola liberdade de expressão
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Lula está no Chile e participa de reunião sobre defesa da democracia
Também participam os presidentes do Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é "chantagem inaceitável"
Presidente ressalta que responderá a ameaças dos EUA com diplomacia
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Lula veta aumento de número de deputados na Câmara
Despacho foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Governo publica decreto regulamentando Lei de Reciprocidade Comercial
Texto cria Comitê responsável por decidir contramedidas comerciais