
Covid-19: Anvisa reforça que doses da vacina bivalente são seguras
Validade do imunizante foi ampliada de 12 meses para 18 meses

Foto: Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota nesta sexta-feira (17) na qual atesta que as vacinas bivalentes BA.1 e BA.4/BA.5 contra a covid-19, produzidas pela empresa Pfizer, estão dentro do prazo de validade e, portanto, podem ser utilizadas com segurança. No documento, a Anvisa destaca que os imunizantes podem ser utilizados dentro do prazo de 18 meses, a partir da data de fabricação dos produtos.
"Anteriormente aprovadas para uso em até 12 meses, essas vacinas passaram por um rigoroso processo de avaliação técnica da agência de estudos de estabilidade, antes da aprovação da ampliação do prazo de validade", diz a nota.
A avaliação dos dados dos estudos demonstrou ainda, segundo a Anvisa, não haver alteração nas especificações de qualidade das vacinas no período adicional ao prazo anteriormente autorizado.
Sobre a ampliação do prazo de validade, a Anvisa ressalta que ela é permitida mediante medidas de comunicação e de rastreabilidade dos lotes, adotadas pela Pfizer. Entre essas medidas está a inclusão, no portal eletrônico da Pfizer e no portal eletrônico Comirnaty Education, da listagem de todos os lotes disponíveis no Brasil e dos seus respectivos prazos de validade, para consulta dos cidadãos e profissionais de saúde envolvidos na aplicação das vacinas. Os cuidados de conservação não sofreram alterações.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/03/2023
Durante 40 anos, homicídios de mulheres foram subnotificados no país
Problema é mais grave no Norte e Nordeste, diz pesquisa
- Por REDAÇÃO
- 22/03/2023
OAB Caruaru vai realizar 1° Encontro de Direito da Moda
O evento acontece no Armazém da Criatividade e tem o apoio da OAB Santa Cruz...
- Por REDAÇÃO
- 22/03/2023
Accape promove palestra sobre o Imposto de Renda 2023
O evento ocorrerá das 14h às 16h, no auditório da Accape.
- Por REDAÇÃO
- 22/03/2023
Caruaru amplia vacinação bivalente para grupos prioritários
A vacina está disponível no posto de vacinação da Via Parque
- Por REDAÇÃO
- 22/03/2023
Brasil gerou 64 quilos de resíduos plásticos por pessoa em 2022
Pesquisa é da Associação de Empresas de Limpeza Pública
- Por REDAÇÃO
- 22/03/2023
Dia Mundial da Água: Cerrado pode perder quase 34% da água até 2050
Cenário considera impacto do ritmo de exploração agropecuária no bioma