Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Panorama CBN

Panorama CBN

Almir Vila Nova recebe especialistas de diversas áreas para debater temas que estão repercutindo nos noticiários locais e nacionais.

    Compartilhe:

Playlist

#442 Logística de trânsito para motociata Bolsonarista no Agreste

No Panorama CBN desta quarta-feira (01), Moisés Rouch conversou com o Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Caruaru, Gilsomar Fabiano, sobre a logística do trânsito na BR-104 durante a visita do Presidente Jair Bolsonaro no próximo sábado. Gilsomar detalhou também como estão acontecendo os trabalhos da PRF nesses últimos meses, uma vez que em Caruaru o posto da Juriti, localizado na BR-104 está desativado temporariamente devido as obras de requalificação no local. Ele também destaca o andamento da obra e a previsão de conclusão.

Publicado em 01/09/2021

#441 Apoio do presidente Bolsonaro a chapa de oposição em PE

Durante o Panorama CBN desta terça-feira (31), Moisés Rouch conversou com o Presidente do PTB em Pernambuco, Coronel Luiz Meira, que também faz parte da base bolsonarista no estado. O Coronel falou sobre a oposição em Pernambuco e o apoio do Presidente Bolsonaro a uma das chapas de oposição ao governo estadual. O Coronel falou ainda da visita que o Presidente Bolsonaro fará ao estado na próxima sexta-feira (03), onde terá agenda na capital. E embora exista um evento sendo preparado no Agreste do estado para o sábado em apoio ao gestor, ainda não é certa a participação do chefe do executivo nacional, onde segundo apoiadores o Presidente participaria de motociata entre as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru.

Publicado em 31/08/2021

#440 Retomada das obras de duplicação da BR-104 e estradas de PE em pauta na Alepe

Durante o Panorama CBN desta segunda-feira (30), o Deputado Estadual Diogo Moraes (PSB), conversou com Moisés Rouch, sobre diversas pautas relacionadas aos trabalhos do parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O Deputado falou sobre a busca por um posicionamento do governo federal para a retomada das obras de duplicação na BR-104, no trecho que compreende o perímetro urbano de Toritama. A ideia é que com a conclusão da obra, o trânsito desafogue principalmente em dias de feiras do Polo. Diogo fala ainda sobre o plano de retomada do governo estadual, com a disponibilização de verbas para o melhoramento da malha asfáltica em rodovias estaduais. Ele também se posiciona sobre o futuro dessas estradas que poderão ter concessões à empresas para serem exploradas com o pagamento de pedágios.

Publicado em 30/08/2021

#439 O processo de duplicação da BR – 104, com o Deputado Estadual, Diogo Morais.

Publicado em 30/08/2021

#438 Vacinação, retomada e economia de Santa Cruz do Capibaribe

Durante o Panorama CBN desta sexta-feira (27), Moisés Rouch conversou com o Diretor de Marketing da Embratur, Silvio Nascimento, sobre a agenda presidencial em Pernambuco, marcada para acontecer no primeiro final de semana de setembro, nos dias 03 e 04. Segundo Silvio, ele deve passar pelo Recife, onde participa de inauguração da escola de música da Orquestra Criança Cidadã, e de evento no Batalhão das Forças Armadas na sexta-feira (03). A expectativa é que o Presidente Bolsonaro participe no sábado (04), de uma motociata entre as cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, evento que o Presidente tem participado em várias cidades do país. Na segunda conversa, Moisés conversa com o Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), sobre as questões relacionadas a vacinação no município, que inclusive não tem registrado mortes nas últimas semanas. Fábio também destacou a movimentação econômica e a força da cidade em se reinventar durante a crise causada pela pandemia da Covid-19.  O Prefeito ainda citou os investimentos que estão sendo feitos para diversificar a economia local e a abertura para eventos turísticos, além da atração de empresas de outros segmentos que tem investido na cidade pelo potencial de crescimento dentro da região do Polo de Confecções. Fábio também destacou a importância da retomada das obras da BR-104 no trecho que compreende o município de Toritama até o entroncamento com a PE-160 que dá acesso a cidade, e que acaba atrapalhando o deslocamento dos clientes que vem de outras regiões.

Publicado em 27/08/2021

#437 Plano de retomada, retorno dos eventos com público e eleições 2022

No Panorama CBN desta quinta-feira (26), Moisés Rouch conversou com o Deputado Estadual José Queiroz (PDT), sobre o plano de retomada da economia em Pernambuco, retorno de público aos estádios e as conjunturas políticas para 2022. O parlamentar comentou sobre a destinação de verbas para a requalificação do setor de pronto socorro do hospital São Sebastião em Caruaru, a qual foi apresentada na quarta-feira (25) na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe). E ainda destacou a importância do plano de retomada do governo estadual para o crescimento de Pernambuco nos próximos meses. Zé Queiroz também falou sobre o pleito de 2022, e segundo ele a ideia do partido é permanecer na base do governo, junto a Frente Popular, que defende um sucessor socialista para a vaga de Paulo Câmara no Campo das Princesas. Quando questionado sobre um possível apoio do PDT ao Prefeito de Petrolina Miguel Coelho para governo do estado, o Deputado disse que se houver necessidade do partido mudar os rumos, precisa ter um plano B, indicando uma possível aliança futura.

Publicado em 27/08/2021

#436 Reforma Trabalhista

No Panorama CBN desta quarta-feira (25), o assunto é a reforma trabalhista, que está em discussão no Senado Federal, e deve apresentar uma série de mudanças significativas para a classe trabalhadora e em especial para alguns setores, com destaque para trabalhos sem férias, 13º salário e FGTS em alguns casos. Sobre o assunto, Almir Vilanova conversa com a Advogada Trabalhista e Mestre em relações de trabalho, Kilma Galindo. A advogada comenta os principais pontos presentes nas mudanças mais significativas, inclusas na reforma. Existem segundo o projeto em tramitação no congresso nacional, a criação de categorias que não terão carteira assinada, como também direito ao FGTS e 13º salário. Já em relação ao ingresso no mercado de trabalho, será criada uma modalidade de incentivo ao primeiro emprego para jovens, e a criação de modalidade para pessoas acima dos 55 anos, além de vários outros benefícios emergenciais que deverão entrar no orçamento nacional através da possível aprovação.

Publicado em 25/08/2021

#435 Retomada do turismo em Pernambuco

No Panorama CBN desta terça-feira (24), Almir Vilanova e Moisés Rouch conversam com o Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes sobre a atual situação do turismo no estado e as expectativas para a retomada com a chegada do segundo semestre. O secretário destacou os trabalhos que a pasta vem realizando em todo território pernambucano para ajustar o setor no sentido de melhorar o atendimento ao público turista com a retomada das atividades do setor neste segundo semestre. O turismo foi um dos que mais sofreu com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Rodrigo citou as várias cidades da região agreste onde o turismo deve ser ainda mais explorado, inclusive falando do turismo econômico. Outro ponto também citado, foi o retorno dos eventos com público que devem ganhar um auxílio importante com o anúncio da criação de aplicativos para controle das pessoas vacinadas nos eventos, que inclui para o primeiro momento a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém em Brejo da Madre de Deus. 

Publicado em 24/08/2021

#434 Cenário político estadual e nacional

No Panorama CBN desta segunda-feira (23), o convidado foi o ex-Presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, que destacou os vários pontos da atual situação política do país e o cenário eleitoral para 2022. O ex-Deputado destacou a importância de novos nomes estarem inclusos no pleito de 2022. Fez avaliações sobre o governo de Pernambuco e a possibilidade de disputar um cargo ainda, e apesar das possíveis indicações ele rechaçou que no momento não pensa sobre o assunto. Já no âmbito nacional, destacou a CPI Covid e fez análises sobre o futuro dos trabalhos na comissão, que ainda seguem indefinidos. E ainda apresentou seu ponto de vista sobre os trabalhos do TCU do qual ele foi presidente até o ano passado.

Publicado em 23/08/2021

#433 Duplicação da BR-104

No Panorama CBN desta sexta-feira (20), Almir Vilanova e Moisés Rouch debatem o assunto da duplicação da BR-104 que está paralisada no trecho que compreende a cidade de Toritama, ligando todo o Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. O Prefeito de Toritama, Edilson Tavares também participou do programa, e trouxe detalhes do andamento das cobranças que o poder público das cidades do Agreste tem feito para que sejam retomadas as obras. Segundo o gestor da Capital do Jeans, há uma grande expectativa de que as obras retomem no segundo semestre após as cidades se unirem para cobrar em conjunto. O prefeito falou da importância da conclusão, e detalhou o quanto a região sofre com o trecho inacabado, que para ele "é uma vergonha que esteja a tanto tempo sem solução". Edilson ainda afirmou que fez recentes visitas aos órgãos e ministérios envolvidos no assunto, para que se ache um caminho. O trecho que hoje é um gargalo para quem vem ao polo, compreende cerca de 3,7 Km, e está paralisado há cerca de 12 anos.

Publicado em 20/08/2021

#432 PEC Reforma Eleitoral

No Panorama CBN desta quinta-feira (19), Almir Vilanova e Moisés Rouch conversam com a Deputada Federal e Presidente do Podemos nacional, Renata Abreu, sobre o projeto de emenda a Constituição - PEC da reforma política. A parlamentar comenta ainda a situação do partido visando o pleito para presidente de república no próximo ano. A Deputada citou a importância da reforma política e apresentou defesa em vários pontos da PEC, dos quais ela se diz favoravél para agarantir um melhoramento do sistema de disputa nacional, especialmente na disputa aos cargos proporcionais. Renata ainda falou sobre o cenário político nacional atual, e defendeu uma candidatura mais ponderada de alguém que possa segundo ela, apaziguar os ânimos dos brasileiros, que não será possível com a permanência de Bolsonaro e a volta do ex-Presidente Lula.

Publicado em 19/08/2021

#431 A PRIVATIZAÇÃO DAS RODOVIAS ESTADUAIS EM PERNAMBUCO

Publicado em 17/08/2021