Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Panorama CBN

Panorama CBN

Almir Vila Nova recebe especialistas de diversas áreas para debater temas que estão repercutindo nos noticiários locais e nacionais.

    Compartilhe:

Playlist

#543 Casos de H3N2 e vacinação contra Covid-19 em Caruaru

Durante a entrevista do Panorama desta segunda-feira (27), a Secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio, fez um balanço do ano em relação a pasta e destacou as ações voltadas ao combate da Covid-19 na cidade, e os cuidados com os demais atendimentos à população, incluindo a vacinação. A gestora ainda falou sobre a cobertura vacinal em relação a gripe, citou também o monitoramento em relação aos casos da gripe com o vírus H3N2 que tem surgido nas últimas semanas.

Publicado em 27/12/2021

#542 AS PROJEÇÕES POLÍTICAS DO MDB PARA 2022

Publicado em 23/12/2021

#541 Balanço do setor industrial em Pernambuco

Durante entrevista ao Panorama CBN desta terça-feira (21), o Presidente da Federação das Industrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, destacou os avanços do setor industrial durante o ano de 2021, e as expectativas para 2022. O gestor apresentou os números referentes ao ano, no que relaciona o desempenho das industrias em meio a crise sanitária por conta da pandemia da Covid-19. Ricardo também destacou os investimentos feitos por parte do setor privado em parceria com o público, além da relação entre o setor público e privado, no que ele demonstra preocupação.

Publicado em 21/12/2021

#540 Projeções para o setor cultural de Caruaru em 2022

Durante entrevista ao Panorama CBN desta segunda-feira (20), o Presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Junior fez um balanço das atividades do setor de cultura de Caruaru durante mais um ano de dificuldades por conta da pandemia. O responsável pela principal entidade do setor em Caruaru, falou sobre os impactos da falta de eventos, especialmente das atividades juninas durante o mês de junho. Comentou o futuro do evento para 2022, e destacou a importância do pagamento do Bem São João, benefício direcionado para pessoas do setor artístico e cultural, que ajudou vários grupos durante o período mais crítico da pandemia.

Publicado em 20/12/2021

#539 Especial Renato Teixeira

Durante entrevista no Panorama CBN desta sexta-feira (17), o Cantor e Compositor Renato Teixeira falou sobre sua vida artística, os grandes sucessos, as parcerias, e o encontro com grandes nomes da música. O cantor falou dos mais de 40 anos de carreira, relembrando detalhes da sua caminhada, além do contexto que envolve cada uma de suas obras. Renato fez questão de explicar como se deu a composição da música de maior sucesso, Romaria, cantada por várias vezes. Outro grande sucesso relembrado, foi Tocando em frente, eternizada em parceria com Almir Sater. Sobre o futuro, Renato ainda apresenta os novos projetos e o relançamento de suas músicas na voz de grandes nomes, a disposição nos streamings de música.

Publicado em 17/12/2021

#538 Campanhas solidárias

Na entrevista do Panorama CBN desta quinta-feira (16), os representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caruaru, Irandy Leonel, e do Rotary Club Caruaru, Djean de Medeiros Dantas, que falam sobre as atividades das entidades e as ajudas para as campanhas de final de ano. A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Irandy Leonel, falou sobre as atividades da liga em ajuda as mulheres com a doença ao longo do ano na entidade, que é mantida com ajuda de doações da sociedade, e que anualmente realiza bazar e eventos para arrecadar fundos no sentido de melhorar os serviços na entidade. Uma outra entidade que trabalha através da cooperação de voluntários, e tem sempre realizado campanhas para doação aos mais necessitados, é o Rotary Club em Caruaru, que tem na presidência, Djean da Medeiros Dantas. Ele fala sobre os vários serviços prestados pela entidade, especialmente durante o período de pandemia.

Publicado em 16/12/2021

#537 Balanço 2021 do legislativo de Caruaru

No quadro desta quinta, Marconi Aurélio avalia as atividades da Câmara municipal de Caruaru durante o ano de 2021.

Publicado em 16/12/2021

#536 O agravamento da desigualdade social

A entrevista do Panorama desta quarta-feira (15) contou com a participação do Sociólogo e Professor Universitário da Asces-Unita Lucas Galindo, que fala analisa a atual situação da desigualdade social após o período de pandemia. A crise sanitária provocada pelo coronavírus em todo o mundo tem mostrado o agravamento da disparidade pelas diferenças sociais, refletindo também na economia dos países. Dados da pesquisa “Síntese de Indicadores Sociais de 2020, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, apontam que no Brasil, o nível de ocupação foi o menor da série histórica, iniciada em 1998: 51%. Entre os jovens, na faixa entre 14 e 29 anos, esse indicador caiu de 48 para 40%, de 2019 para 2020.

Publicado em 15/12/2021

#535 Erradicação de lixões e incentivo à coleta seletiva no estado

Durante entrevista ao Panorama CBN desta terça-feira (14), o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Antonio Bertotti, destacou os investimentos do governo de Pernambuco para erradicação dos lixões ainda existentes, e o incentivo aos cuidados com o meio ambiente e a coleta seletiva. O secretário falou que Pernambuco investirá R$ 75 milhões em ações para erradicar os lixões, apoiar trabalhos de coleta seletiva nos municípios, realizar reaproveitamento de resíduos sólidos e recuperar mil nascentes de rios em 50 cidades do Estado. Ainda foi destaque na entrevista, os trabalhos da pasta para melhorar a qualidade de vida das cidades do estado. O secretário garantiu os aportes para os trabalhos e os projetos novos e em andamento.

Publicado em 14/12/2021

#534 Dia Nacional do Forró

Durante a entrevista do Panorama CBN desta segunda-feira (13), o Técnico em Ciências Sociais da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE), Giorge Bessoni, falou sobre a escolha do forró como patrimônio imaterial nacional. No dia do aniversário de Luiz Gonzaga, que também é dia do forró, o técnico explica como funciona a elaboração do projeto de pesquisa para elevar um gênero dessa natureza a categoria de patrimônio imaterial brasileiro, título que eleva a arte do povo nordestino e cria um vínculo oficial do produto. Giorge também fala sobre o fato de o forró se tronar um supergênero, por agregar vários outros gêneros como, o xaxado, xote, baião entre outros, muito populares na classe artística nacional.

Publicado em 13/12/2021

#05 Debatendo o interior de Pernambuco

Durante a entrevista da série especial "Debatendo o interior de Pernambuco", o convidado desta sexta-feira (10), foi o Ex-Ministro da Educação, Mendonça Filho. O político comentou sobre a educação no estado de Pernambuco, a necessidade dos cuidados com as estradas, os investimentos no Polo de Confecções e o setor turístico. O ex-Ministro destacou a necessidade de aparelhamento da educação estadual em relação ao modelo híbrido de ensino, que carece de mais acesso para a população mais carente, que segue em disparidade quando comparada a outras classes sociais. Sobre as estradas, Mendonça lamentou que a estrutura viária não ofereça condições de segurança para os motoristas, principalmente quando se trata do polo têxtil, que não tem oferecido segurança no transitar dos comerciantes, que fazem negócios na região, e aos compradores que visitam o estado semanalmente. Mendonça ainda destaca a importância de garantir aportes para o fortalecimento do turismo local, citando as festividades mais comuns na região, especialmente o São João de Caruaru, considerado a maior festividade do estado.

Publicado em 10/12/2021

#533 Especial com André Rio

No Panorama CBN desta sexta-feira (10), Almir Vilanova e Moisés Rouch conversaram com o Economista Pedro Neves, no quadro "Economia em Movimento", que falou sobre o consumo das famílias que cresceu 4,95% em outubro.  Na entrevista especial de sexta-feira, o artísta convidado foi o Cantor e Compositor André Rio. Ele contou um pouco da sua trajetória na música e a paixão pelo frevo, gênero que ele segue desde o nascimento, onde segundo ele, viveu sua infância no bairro de São José, famoso por ser palco do nascimento do bloco Galo da Madrugada. André falou também sobre as canções que são interpretações de outros artistas, e as suas próprias produções, que encantam o carnaval do estado de ponta a ponta. 

Publicado em 10/12/2021