Governo publica lei que torna comunicação pública mais clara e simples
Órgãos públicos devem seguir padrões objetivos de informação
Foto: Agência Brasil
Começou a vigorar nessa segunda-feira (17) a Política Nacional de Linguagem Simples. A Lei nº 15.263/2025 determina que a comunicação de poderes da União, voltados à população, seja feita de forma “clara, direta e acessível”, de forma a fortalecer o direito à informação e à participação social.

Pela proposta, os órgãos da administração pública direta e indireta deverão adotar, nas suas comunicações, procedimentos para a transmissão objetiva de informações, com técnicas de linguagem simples na redação de textos dirigidos, de modo que as palavras, a estrutura e o leiaute (layout) da mensagem permitam ao cidadão facilmente encontrar a informação, compreendê-la e usá-la.
Entre os procedimentos estão a adoção da redação de frases em ordem direta, frases curtas; o uso palavras comuns, de fácil compreensão; o uso de sinônimos de termos técnicos e de jargões ou explicá-los no próprio texto; evitar a utilização de palavras estrangeiras que não sejam de uso corrente e não usar termos pejorativos, entre outros.
De acordo com o Planalto, a nova legislação representa um avanço histórico na relação entre Estado e sociedade, ao colocar no centro das políticas públicas a compreensão das cidadãs e dos cidadãos, inclusive pessoas com deficiência e comunidades tradicionais.
A lei define padrões que todos os órgãos e entidades públicas deverão seguir na redação de comunicados, formulários, orientações, portais de serviços e qualquer outro conteúdo dirigido à população.
“O objetivo é garantir que qualquer pessoa consiga encontrar a informação que precisa, entender o que está sendo comunicado e usar essa informação para resolver sua demanda”, acrescentou.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2025
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é preso pela PF em Guarulhos
Operação da PF cumpre mandados em quatro estados e no Distrito Federal
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2025
Governo publica lei que torna comunicação pública mais clara e simples
Órgãos públicos devem seguir padrões objetivos de informação
- Por REDAÇÃO
- 17/11/2025
Com ata publicada, STF se aproxima da ordem de prisão de Bolsonaro
Formalidade oficializa resultado do julgamento
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2025
PF prende Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS
Ele foi exonerado do cargo em abril, após fraudes serem descobertas
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2025
CPNU 2025: resultado das provas objetivas será divulgado nesta quarta (12)
Segundo o Ministério da Gestão, divulgação sairá a partir das 16h
- Por REDAÇÃO
- 11/11/2025
STF começa a julgar réus do Núcleo 3 da trama golpista
Integram o grupo nove militares do Exército e um policial federal