Ações da Operação Incêndios 2025 da PF iniciam pelo Pantanal
Bioma registrou maior ocorrência de crimes ambientais em 2024
Foto: CPA-CBMMS / Mairinco de Pauda
A Operação Incêndios 2025, da Polícia Federal (PF), atuará nas regiões onde houve maior ocorrência de crimes ambientais no último ano. O planejamento das ações foi anunciado nesta quarta-feira (25). A PF informou que elas começam pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e serão ampliadas para o Acre, Amazonas, Rondônia e Pará nas próximas semanas.

O Relatório Anual do Fogo (RAF) divulgado pelo Mapbiomas no início da semana, aponta que o Pantanal é proporcionalmente o bioma mais afetado por esse tipo de crime nos últimos anos, além dos eventos climáticos. O mesmo ocorreu na Amazônia que tem perdido extensas áreas de vegetação nativa para o fogo.
De acordo com a diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da PF, o objetivo da operação é ampliar a capacidade de resposta diante do agravamento dos eventos climáticos extremos e do aumento expressivo de crimes ambientais nessas regiões. Estão previstas medidas preventivas e repressivas, que incluem:
- Instalação de bases avançadas em pontos críticos;
- Mobilização de equipes especializadas e dedicadas;
- Uso intensivo de tecnologia e geointeligência;
- Atuação integrada à Força Nacional de Segurança Pública e às forças de segurança estaduais.
Em 2024, a atuação da PF no enfrentamento aos incêndios florestais resultou na instauração de 138 inquéritos policiais; em 2023 foram 46. De acordo com a instituição, somente este ano já foram instaurados mais 42 inquéritos.
As investigações resultaram no último ano em 29 mandados de busca e apreensão, três de prisões preventivas e 16 prisões em flagrante, além de ordens judiciais de sequestro de bens que ultrapassam R$ 400 milhões.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2025
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Consumidor pagará R$ 4,46 extras a cada 100 KWh consumidos
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2025
OMS: 840 milhões de mulheres no mundo foram alvo de violência
Em 12 meses, 316 milhões sofreram violência praticada pelo parceiro
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2025
Lula sanciona lei que proíbe uso da linguagem neutra na administração pública
Norma estabelece parâmetros para tornar comunicados do Governo Federal mais...
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2025
CNU: governo autoriza nomeação de mais 303 aprovados para vagas extras
Nomeações dependem de verba para pagar salários
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2025
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é preso pela PF em Guarulhos
Operação da PF cumpre mandados em quatro estados e no Distrito Federal
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2025
Governo publica lei que torna comunicação pública mais clara e simples
Órgãos públicos devem seguir padrões objetivos de informação