Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026
Ministra Luciana Santos disse também que imunizante está na fase final

Foto: Myke Sena/MS
A primeira vacina contra a covid-19 totalmente nacional, chamada SpiN-TEC, deve estar disponível para a população via Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre do ano que vem. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a dose conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O ministério investiu R$ 140 milhões, por meio da RedeVírus, apoiando desde ensaios pré-clínicos até as fases clínicas 1, 2 e 3.
Em entrevista, Luciana lembrou que o imunizante está em fase final de estudos – no início do mês, o Brasil publicou o primeiro artigo científico sobre testes de segurança que mostram que a vacina é segura.
“Já vamos dar entrada na Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para poder fazer a validação dessa vacina. Quem está fazendo a compra tecnológica é uma empresa também brasileira, a Libbs. Estive ontem (15) com eles, em São Paulo. Vão fazer o IFA [insumo farmacêutico ativo]. E quem vai envasar é outra empresa brasileira de Minas Gerais. É um orgulho nacional.”
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/10/2025
Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026
Ministra Luciana Santos disse também que imunizante está na fase final
- Por REDAÇÃO
- 16/10/2025
Pesquisas brasileiras avançam no diagnóstico de Alzheimer
Doença pode ser diagnosticada por exames de sangue
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2025
Intoxicação por metanol: Brasil tem 36 casos confirmados e sete mortes
Ao todo, outros 156 estão em investigação; novos dados divulgados hoje
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2025
Secretaria da Mulher de Caruaru oferece serviços gratuitos de saúde, nesta quarta-feira (15)
Ação é realizada na sede da pasta, até às 15h de hoje
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2025
Brasil registra 34 casos de sarampo; Ministério da Saúde emite alerta
Autoridades chamam a atenção para importância da vacinação
- Por REDAÇÃO
- 14/10/2025
Secretaria de Saúde de Caruaru realiza campanha de multivacinação neste sábado (18)
Unidades Básicas de Saúde funcionarão das 8h às 16h