A auditoria da votação eletrônica tem como objetivo comprovar a eficácia da apuração dos votos das urnas eletrônicas. O teste acontece desde 2002, sempre no mesmo dia e horário do pleito

Foto: Reprodução/TRE
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) já está se preparando para realizar o teste de integridade das urnas eletrônicas para o Segundo Turno, que ocorrerá no dia 30 de outubro. A auditoria da votação eletrônica tem como objetivo comprovar a eficácia da apuração dos votos das urnas eletrônicas. O teste acontece desde 2002, sempre no mesmo dia e horário do pleito.
O teste de integridade é realizado com a participação de representantes de diversas instituições, como partidos políticos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público e Forças Armadas, todos convidados por ofício, além de qualquer cidadão interessado.
No sábado pré-eleição, uma comissão formada por servidores do tribunal irá sortear 35 seções eleitorais cujas urnas eletrônicas serão objeto das auditorias de funcionamento e teste de autenticidade e integridade dos sistemas. Com isso, 27 das urnas selecionadas serão realocadas para a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE). As oito demais seções sorteadas serão submetidas à verificação nos próprios locais de votação, mediante convocação dos respectivos juízes eleitorais.
Todos os procedimentos serão filmados, gravados em mídia digital e também transmitidos no canal do TRE-PE, no YouTube, e passarão por auditoria externa de uma empresa vencedora de licitação realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relatório com o resultado final será encaminhado ao TSE pela equipe de auditores contratados, no prazo de até 3 dias.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é "chantagem inaceitável"
Presidente ressalta que responderá a ameaças dos EUA com diplomacia
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Lula veta aumento de número de deputados na Câmara
Despacho foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Governo publica decreto regulamentando Lei de Reciprocidade Comercial
Texto cria Comitê responsável por decidir contramedidas comerciais
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo vai trabalhar para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Câmara aprova urgência para proposta que reduz benefícios fiscais
Previsão é que o projeto seja votado ainda esta semana na Casa
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Israel e Irã trocam acusações na ONU e reafirmam direito à defesa
Ação dos EUA contra usinas iranianas foi celebrada por israelenses