
A auditoria da votação eletrônica tem como objetivo comprovar a eficácia da apuração dos votos das urnas eletrônicas. O teste acontece desde 2002, sempre no mesmo dia e horário do pleito

Foto: Reprodução/TRE
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) já está se preparando para realizar o teste de integridade das urnas eletrônicas para o Segundo Turno, que ocorrerá no dia 30 de outubro. A auditoria da votação eletrônica tem como objetivo comprovar a eficácia da apuração dos votos das urnas eletrônicas. O teste acontece desde 2002, sempre no mesmo dia e horário do pleito.
O teste de integridade é realizado com a participação de representantes de diversas instituições, como partidos políticos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público e Forças Armadas, todos convidados por ofício, além de qualquer cidadão interessado.
No sábado pré-eleição, uma comissão formada por servidores do tribunal irá sortear 35 seções eleitorais cujas urnas eletrônicas serão objeto das auditorias de funcionamento e teste de autenticidade e integridade dos sistemas. Com isso, 27 das urnas selecionadas serão realocadas para a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE). As oito demais seções sorteadas serão submetidas à verificação nos próprios locais de votação, mediante convocação dos respectivos juízes eleitorais.
Todos os procedimentos serão filmados, gravados em mídia digital e também transmitidos no canal do TRE-PE, no YouTube, e passarão por auditoria externa de uma empresa vencedora de licitação realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relatório com o resultado final será encaminhado ao TSE pela equipe de auditores contratados, no prazo de até 3 dias.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2023
Lula adia embarque à China após apresentar pneumonia leve
Presidente passou por exames em Brasília
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2023
Lula demonstra, mais uma vez, insatisfação com juros altos
Presidente diz que a história vai julgar quem está certo
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2023
MPs do governo Lula voltarão a passar por comissão mista
Após impasse, decisão foi tomada pelo presidente do Senado
- Por REDAÇÃO
- 23/03/2023
Lula inaugura primeiro complexo associado de energia renovável
Empreendimento está instalado na Paraíba
- Por REDAÇÃO
- 23/03/2023
Após vaias a Raquel, Lula dispara: "Respeitem meus convidados; pode ser adversária política, mas é a governadora do Estado"
Raquel Lyra foi vaiada até mesmo quando era citada por outras autoridades.
- Por REDAÇÃO
- 22/03/2023
Mulheres vítimas de violência poderão ter proteção imediata
Projeto de lei foi aprovado na Câmara e será enviado à sanção