Transações via DOC e TEC deixaram de existir nessa quinta-feira
Com sucesso do Pix, ferramenta tornou-se obsoleta nos últimos anos.
Foto: Marcelo Casal
Após quatro décadas de existência, o modelo de transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) se encerrou nessa quinta-feira (29). A partir de hoje, as ordens deixam de ser processadas, tanto para pessoas físicas como jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas.

Em 15 de janeiro, as instituições financeiras haviam encerrado as emissões e os agendamentos, mas as transferências agendadas até 29 de fevereiro ainda estavam sendo executadas.
Além do DOC, está sendo encerrada nesta quinta-feira a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade por meio da qual empresas podem pagar benefícios a funcionários e que também está em desuso.
Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas. Criado em 1985, o DOC permite o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Caso seja feito após esse horário, a transferência só é concluída dois dias úteis depois.
Estatísticas
Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em dados do Banco Central, as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.
Em número de transações, o DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), da TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações.
Utilizada principalmente para transferência de grandes valores, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio dos recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia-hora para ser quitada.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2025
Brasil cria 213 mil postos de trabalho em setembro, aponta Caged
Abertura de vagas caiu 15,6% na comparação com mesmo mês de 2024
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2025
CMN regulamenta fundo aéreo que financiará combustíveis sustentáveis
Créditos somam R$ 4 bilhões e exigem contrapartidas ambientais
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Reivindicação é de que seja cobrado 15% do valor apostado
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2025
Regras que limitam antecipação do saque-aniversário do FGTS entram em vigor no sábado; entenda
Governo diz que trabalhadores ficam desamparados ao aderir à antecipação...
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2025
Dívida Pública cai 0,28% em setembro, mas continua acima de R$ 8 tri
Vencimento de títulos vinculados à Selic puxou queda
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2025
Bolsa volta a bater recorde e ultrapassa os 148 mil pontos
Dólar fechou praticamente estável, com pequena queda