STF determina ações efetivas da ANP e Cade sobre combustíveis
Cade deve mostrar transparência da Petrobras na formação dos preços

Foto: Agência Brasil
Por Agência Brasil:
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça deu prazo de 30 dias para que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) implemente ações efetivas para proteção dos interesses do consumidores de combustíveis.
Na mesma decisão, o ministro também determinou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apresente um cronograma para apurar a regularidade da atuação de Petrobras na formação dos preços dos combustíveis.
A decisão foi motivada por uma ação protocolada pelo governo federal para suspender uma resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que trata da cobrança do ICMS. A liminar foi deferida em junho, mas a ação constitucional continua em andamento.
Ao determinar as medidas, o ministro afirmou que "dúvidas ainda pairam sobre o efetivo cumprimento" das regras constitucionais e legais" pela Petrobras. Segundo Mendonça, é necessário que os órgãos tomem providências envolvendo a política de preços da estatal.
"O não exercício dos deveres atribuídos aos órgãos e agentes públicos impõem, no sistema jurídico brasileiro, repercussões gravosas, de ordem jurídica, às quais devem ficar atentos todos aqueles que estejam no exercício da missão pública. Assim, devem a ANP e o Cade, adotar as providências acima determinadas no sentido de trazer transparência sobre a política de preços da Petrobras e a regularidade dessa política à luz da legislação vigente", decidiu Mendonça.
ICMS dos Combustíveis
Mais cedo, em outro processo envolvendo o preço dos combustíveis, o ministro Gilmar Mendes determinou que o governo federal deverá compensar as perdas de arrecadação do Acre, Minas Gerais e do Rio Grande do Norte com a limitação da cobrança de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS).
Pela decisão, a partir deste mês, a compensação deverá ser feita por meio do abatimento de valores da dívida pública dos estados com a União.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/02/2023
Caruaru gerou 1.529 postos de trabalho no ano de 2022, apontam dados do Caged
Foi o 2º melhor desempenho de empregos formais criados dos últimos 8 anos...
- Por REDAÇÃO
- 03/02/2023
Dólar cai para R$ 5,04 após BC sinalizar juros altos por mais tempo
Bolsa recua 1,42% após manutenção da taxa Selic
- Por REDAÇÃO
- 02/02/2023
Entidades do setor produtivo fazem ressalva a juros altos
Para CNI, manutenção da Selic inibe recuperação da economia
- Por REDAÇÃO
- 01/02/2023
Feira Moda Nordeste deve movimentar R$ 80 milhões em 9ª edição realizada em Caruaru
Evento é realizado até a próxima quinta-feira (2), no Polo Caruaru
- Por ANTÔNIO
- 24/01/2023
No começo de 2023, confiança do empresário da indústria começa com o pé no freio
Incertezas políticas estão entre os pontos que contribuíram para o recuo...
- Por ANTÔNIO
- 23/01/2023
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,39% para 5,48%
Previsão para o PIB também subiu para 0,79% em 2023