Secretaria de Saúde de Pernambuco autoriza municípios a vacinar com Pfizer quem tomou AstraZeneca na 1ª dose
Prefeitura do Recife promove campanha de vacinação itinerante em 14 comunidades até dia 24

Foto: Reprodução/G1
A ausência de estoques da vacina Astrazeneca, devido ao atraso na fabricação do imunizante por parte da Fiocruz, fez com que o governo de Pernambuco autorizasse as prefeituras utilizarem a vacina da Pfizer em pessoas que receberam Astrazeneca na primeira dose, passados 90 dias da aplicação.
De acordo com a secretaria estadual de saúde, a mescla de vacinas é segura e eficaz, e induz sim a produção de anticorpos. A medida também foi tomada com base na previsão de recebimento de novas remessas.
O Estado espera receber um grande volume de Pfizer, mas uma quantidade menor de Astrazeneca. Atualmente, segundo o governo, o déficit do imunizante fabricado pela Fiocruz em Pernambuco é de meio milhão de doses.
A nota técnica que autoriza os municípios a realizarem o esquema de combinação prevê o uso da Pfizer só em casos em que já venceram os 90 dias de intervalo entre primeira e segunda dose da Astrazeneca. Entre 60 e 90 dias, a orientação da secretaria é aguardar um pouco mais pelo recebimento.
As prefeituras também estão autorizadas a continuar a vacinação de adolescentes sem comorbidades.Pernambuco já tinha ignorado a orientação do Ministério da Saúde, que pediu que este grupo fosse retirado da campanha por enquanto, e agora há o respaldo da Justiça para seguir com a imunização. O Ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que a decisão de vacinar adolescentes é dos estados e municípios. O imunizante autorizado pela Anvisa para ser usado nos menores é o da Pfizer.
Como a única forma de diminuir ao máximo a circulação do coronavírus é vacinar o maior número de pessoas, a campanha precisa acelerar ainda mais.
No Recife, segue até esta sexta-feira o esquema de vacinação itinerante em diferentes pontos da cidade. Foram escolhidas 14 comunidades onde segundo a prefeitura, as pessoas têm mais dificuldade de acesso à vacina. Nesta quarta a campanha foi realizada em pontos dos bairros do Cajueiro, Apipucos, Mangueira, Ipsep, Nova descoberta e Alto da Bela Vista.
Confira mais informações na reportagem de Samuel Santos, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
USP: pesquisa de vacina contra zika avança em testes com camundongos
Imunizante foi eficiente na prevenção de sintomas e lesões
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Secretaria de Saúde de Caruaru promove vacinação contra Gripe e HPV entre 13 e 27 de julho
A ação será realizada em diversos pontos da cidade
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Câmara aprova projeto que cria Estratégia Nacional de Saúde
Meta é assegurar autonomia do Brasil na produção de insumos médicos
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Previsão da pasta é que dispositivo seja liberado no 2º semestre
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje
Brasil registrou este ano 4.406 casos confirmados da doença