
Reforma tributária: prefeitos de capitais querem participar de debate
Gestores se reuniram com Lula e apresentaram pauta de reivindicações

Foto: Google imagens
Representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta segunda-feira (6), no Palácio do Planalto, em Brasília, e pediram participação no debate sobre a reforma tributária. O tema é um dos principais itens da agenda econômica do governo federal no atual mandato.
Ele cobrou que os prefeitos tenham participação "decisiva" na construção das propostas. A FNP reúne os gestores de todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes. Além de Nogueira, participaram do encontro os prefeitos Bruno Reis (Salvador), Cinthia Ribeiro (Palmas) e Edmilson Rodrigues (Belém).
Transporte público
Outro item abordado durante a reunião foi o avanço do projeto de lei que cria o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami). A medida assegura o aporte de recursos federais para subsidiar a tarifa gratuita de pessoas com mais de 65 anos.
De acordo com os prefeitos, Lula escalou o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, para manter a interlocução com os gestores municipais, incluindo a sistematização dos principais projetos estratégicos das cidades que podem contar com apoio do governo federal.
Governança federativa
Ainda durante o encontro, a FNP apresentou a proposta de criação de um conselho de governança federativa, composto de forma paritária por seis representantes do governo federal, governos estaduais e municípios, com o objetivo de discutir os principais projetos do país.
Lula deve participar, na próxima semana, do encontro nacional da FNP, que será realizado em Brasília. Uma nova reunião do presidente com os prefeitos também está prevista para os próximos meses.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2023
Lira quer mais deputados em comissões mistas para destravar MPs
Medidas provisórias do governo Lula estão paradas no Congresso
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2023
Lula adia embarque à China após apresentar pneumonia leve
Presidente passou por exames em Brasília
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2023
Lula demonstra, mais uma vez, insatisfação com juros altos
Presidente diz que a história vai julgar quem está certo
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2023
MPs do governo Lula voltarão a passar por comissão mista
Após impasse, decisão foi tomada pelo presidente do Senado
- Por REDAÇÃO
- 23/03/2023
Lula inaugura primeiro complexo associado de energia renovável
Empreendimento está instalado na Paraíba
- Por REDAÇÃO
- 23/03/2023
Após vaias a Raquel, Lula dispara: "Respeitem meus convidados; pode ser adversária política, mas é a governadora do Estado"
Raquel Lyra foi vaiada até mesmo quando era citada por outras autoridades.