Recife realiza Festival de Programação e Robótica 2024
Evento reune inovação e criatividade
Foto: Crédito: PH Reinaux
A cidade do Recife se prepara para receber o Festival de Programação e Robótica 2024, que acontece de 10 a 13 de setembro no Expo Center Recife, no bairro de São José, área central. O evento promete reunir mais de 3 mil estudantes só da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER), além de estudantes competidores de todo o Estado, celebrando a inovação e a tecnologia na educação básica. As inscrições podem ser realizadas no: https://educ.rec.br/educ/festivalrobotica/
O Festival de Programação e Robótica do Recife (FPR) é uma celebração à cultura maker, ao protagonismo estudantil e ao trabalho colaborativo de estudantes e professores(as). É também a culminância das iniciativas de computação na educação básica da Secretaria de Educação (SEDUC) do Recife. Destacam-se os projetos pedagógicos inovadores, as ações formativas e o apoio permanente das Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTECs), a política de formação em competências digitais para apropriação docente e os Clubes de Programação e Robótica presente nas escolas de anos finais da Rede.
Este ano, o festival ganha contornos ainda maiores, sediando novas competições de robótica, como a etapa nacional Norte/Nordeste do First Lego League Explore (FLL), além do Rec_line, da própria Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER).
Atualmente, a RMER é bicampeã nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Neste ano, o FPR receberá novamente a etapa regional e estadual da OBR, e dentre
as 250 equipes competindo, 104 são da RMER.
O evento contará com as etapas regional e estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); a etapa Nacional da First Lego League Explore (FLL), destinada a crianças de 6 a 10 anos, em robótica de encaixe; além do Rec_line, para os estudantes de Anos Iniciais da RMER, de robótica de ferramentas, com montagem de robôs, eletricidade e estímulo do raciocínio lógico. Essas competições desafiam os participantes a resolver problemas do cotidiano utilizando robótica educacional.
Hackathon: A modalidade Hackaton do Festival de Robótica é uma maratona de programação intensiva focada no desenvolvimento de aplicações inovadoras para o robô humanoide NAO. Os participantes dos programas Embarque Digital e Robótica na Escola têm a oportunidade de explorar as capacidades avançadas do NAO, que incluem reconhecimento de fala, visão computacional, movimentos autônomos e interação social, para criar programas que solucionem desafios específicos ou demonstrem novas funcionalidades.
Oficinas e Mostra Criativa: Serão oferecidas oficinas sobre Cultura Maker, Narrativas Digitais, Gamificação e Pensamento Computacional, além de uma Mostra Criativa para a socialização de projetos desenvolvidos nas escolas com o apoio das UTECs.
Programação do Evento:
10 de setembro: Abertura solene, início das competições da OBR - Regional Recife e oficinas.
11 de setembro: Continuação das competições e oficinas. Início do Rec_line.
12 de setembro: Início das competições da FLL Explore e Hackathon.
13 de setembro: Competições da OBR - Etapa Estadual e cerimônia de premiação.
O Festival de Programação e Robótica do Recife é uma oportunidade única para promover a criatividade, a inovação e o pensamento crítico entre estudantes e educadores. O evento é aberto ao público e promete ser uma experiência inspiradora para todos os participantes.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/09/2024
Recife realiza Festival de Programação e Robótica 2024
Evento reune inovação e criatividade
- Por REDAÇÃO
- 29/01/2024
Menos de 8% das cidades brasileiras têm leis de antenas adaptadas a 5G
Levantamento mostra que quatro capitais não atualizaram legislação
- Por REDAÇÃO
- 08/03/2022
Mulheres são mais conectadas, mas acessam menos serviços na internet
Dados são da pesquisa Mulheres e Tecnologia
- Por REDAÇÃO
- 24/02/2022
Tecnologia: brasileiros criam algoritmo que detecta fake news
Especialista em tecnologia comenta sobre o assunto
- Por REDAÇÃO
- 23/02/2022
Transformação Digital: especialista comenta sobre 'Smart Cities e parcerias público-privadas'
Nara comenta sobre o que são e como funcionam