Atualização do app gov.br facilita uso por pessoas com deficiência
Nova versão ajuda quem tem limitação visual
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O aplicativo GOV.BR foi atualizado com algumas facilidades voltadas à Pessoa com Deficiência (PCD) que têm Carteira de Identidade Nacional (CIN). A nova versão ficou mais intuitiva, inclusive com recursos de leitores de tela que ajudam na instrução do uso por pessoas com limitação visual.

“Isso facilitará o preenchimento dessas informações, possibilitando que essas pessoas alterem informações de contato de forma simplificada”, explica a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti.
Ainda entre as novidades do aplicativo está o aumento do número de tentativas de reconhecimento facial, que passou de cinco para oito, informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos ao anunciar, nesta terça-feira (11), a iniciativa.
“Além das inovações para PCDs, a nova versão também traz atualizações para os demais usuários. Essas passam pela realocação de informações para áreas mais intuitivas - como a mudança da área de dispositivos autorizados para a seção de privacidade - até a incorporação de funcionalidades como alteração de senha e métodos de acesso, que antes eram restritas ao uso da plataforma via navegador”, detalhou o ministério.
Serviços
O aplicativo GOV.BR tem, atualmente, mais de 170 milhões de usuários, e possibilita o acesso a mais de 4.600 serviços digitais federais e a outros mais de 8,7 mil serviços de estados e municípios.
De acordo com o ministério, os serviços mais utilizados são:
- Meu INSS;
- Meu SUS Digital;
- Enem;
- Fies;
- Carteira de Trabalho Digital e
- Carteira Digital de Trânsito.
“Boa parte desses serviços também exige uma conta Prata ou Ouro. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma”, esclarece o ministério.
A conta Ouro permite acesso a qualquer serviço público digital, garantindo ainda mais segurança a seus usuários. Para tanto, é necessário que se faça o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) – ou por uma certificação digital compatível com a ICP-Brasil.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 11/11/2025
Atualização do app gov.br facilita uso por pessoas com deficiência
Nova versão ajuda quem tem limitação visual
- Por REDAÇÃO
- 20/10/2025
Usuários do Pix relatam instabilidade no sistema de pagamento
As falhas estariam impedindo a finalização das transações
- Por REDAÇÃO
- 20/10/2025
Serviço de nuvem da Amazon é estabelecido após apresentar falhas
Mais de 500 empresas foram impactadas, entre elas, a própria Amazon, o...
- Por REDAÇÃO
- 16/09/2025
Transforma PE: prazo para submissão de propostas termina na próxima segunda-feira (22)
Cada empresa selecionada poderá receber um bônus tecnológico de até R$...
- Por REDAÇÃO
- 07/07/2025
Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia
Bloco quer governança global da tecnologia liderada pela ONU
- Por REDAÇÃO
- 07/02/2025
Redes da Meta facilitam aplicação de golpes financeiros, aponta estudo
Pesquisa é do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais