Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
Volume representa melhor desempenho em 14 anos

Foto: revac film's&photography/Pexels
A produção de motocicletas teve elevação de 11,1% no ano de 2024, na comparação com o ano anterior, com total de 1.748.317 unidades. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos.
“Mesmo diante de um ano bastante desafiador, onde tivemos que contornar o problema da estiagem, o crescimento do setor superou os dois dígitos. Esse resultado foi graças a um bom planejamento da indústria que permitiu que as linhas de montagem mantivessem seu ritmo de produção”, afirmou o presidente da entidade, Marcos Bento.
De acordo com o balanço, no varejo, as vendas totalizaram 1.876.427 unidades, alta de 18,6% na comparação com o ano anterior. O volume foi o melhor resultado alcançado desde 2011. Em relação às exportações, as associadas da Abraciclo embarcaram 30.986 motocicletas, retração de 5,9% em relação ao ano anterior.
Resultados em dezembro
No último mês de 2024, saíram das linhas de montagem 123.944 motocicletas, alta de 5% na comparação com o mesmo mês de 2023 e 15,1% menor em relação a novembro. Segundo a Abraciclo, esse foi o melhor resultado para o mês desde 2008.
Os emplacamentos totalizaram 151.948 unidades, representando 14,4% a mais do que o registrado no mesmo mês de 2023 e 3,3% maior em relação a novembro.
Em dezembro, foram exportadas 2.518 motocicletas, crescimento de 135,5% em relação ao mesmo mês de 2023 e de 53,5% na comparação com novembro.
Estimativas
Para o ano de 2025, a Abraciclo estima que as fábricas localizadas no Polo Industrial de Manaus produzam 1.880.000 motocicletas, o que representa um crescimento de 7,5% na comparação com as 1.748.317 unidades fabricadas no ano passado.
As vendas devem chegar a 2.020.000 unidades, com alta de 7,7% em relação aos emplacamentos de 2024. As exportações deverão totalizar 35 mil unidades, volume 13% maior em relação às 33.750 unidades registradas no ano passado.
Segundo Bento, embora a conjuntura macroeconômica apresente incertezas, a demanda pela motocicleta pode continuar aquecida, principalmente devido ao preço acessível, baixo custo de manutenção e agilidade nos deslocamentos.
“O grande desafio das fabricantes é continuar atendendo à crescente demanda do mercado, oferecendo ao consumidor produtos com tecnologia e recursos que garantam a segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente”, explicou.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Mais de 560 mil pessoas entregaram declaração do IRPF no primeiro dia
Prazo para entrega termina às 23h59min59s do dia 30 de maio
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil custará R$ 27 bilhões por ano
Projeto de lei ou MP deve ser anunciado nesta terça-feira
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Contrata+Brasil tem adesão de 187 instituições públicas
Plataforma do MGI registra contratações que geram emprego e renda
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Brasil se torna o segundo maior fabricante mundial de ar-condicionado
Crescimento econômico e fatores climáticos impulsionaram setor
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Vendas financiadas de veículos novos e usados cresce 7,3% em fevereiro
Nos dois primeiros meses do ano, resultado é o melhor da última década
- Por REDAÇÃO
- 17/03/2025
Mercado reduz estimativas para crescimento da economia e inflação
Para este ano, estimativa de crescimento caiu de 2,01% para 1,99%