Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram atração turística. Órgãos municipais e estaduais monitoram a situação que preocupa o setor de turismo.

Foto: Samyr Oliveira
A igreja submersa do Sagrado Coração de Jesus voltou a aparecer por entre as águas do Rio São Francisco, o turismo começou no Lago de Itaparica em 2014 e desde então se tornou uma parada obrigatória. No local, é possível fazer mergulhos, passeio de lancha e catamarã. No entanto, a estrutura pode desabar a qualquer momento devido a falta de reparos. A igreja submersa faz parte da rota de turismo da região e é um dos pontos mais visitados por turistas de todo o país.
A Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da cidade (IGHP), Paula Rubens, diz que a Igreja do Sagrado Coração de Jesus está em processo de tombamento, sob regime de preservação de bens tombados. Ela é bem da União, sob guarda da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que, até o momento da publicação desta matéria, não se pronunciou sobre o assunto.
Desde maio de 2021, o órgão tomou atitudes como o isolamento com boias, que segundo o IGHP foram colocadas em junho de 2023, mas não foram suficientes.
"São três processos administrativos. No dia 12/04/2023 houve denúncia do IGHP referente ao risco de desabamento. A qualquer hora pode cair em um catamarã cheio de pessoas", disse Paula Rubens em entrevista ao g1.
O mergulhador Samyr Oliveira trabalha há 14 anos com passeios de lancha e mergulhos no local onde a igreja submersa resiste ao tempo.
"Eu estava fazendo um passeio quando vi que a parte de trás começou a desabar. Fiz um vídeo e divulguei nas redes sociais para fazer a denúncia. Ninguém tomou atitude nenhuma para que algo pudesse ser feito. Se a igreja cair, acabou o turismo da cidade. Fim de semana foi bem corrido, graças a Deus, muita gente visitando a cidade", disse em entrevista ao g1.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) disse que, segundo a Promotoria de Justiça de Petrolândia, foi implantado um procedimento para apuração dos fatos, que está em fase de instrução.
Já, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) disse que irá esta semana no local para vistoriar o bem, conjuntamente com a prefeitura e com a Chesf e só após isso poderão emitir “encaminhamentos que visem a conservação e preservação do bem".
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Governo de Pernambuco decreta situação de emergência para mais de 100 municípios
Cenário de estiagem causa prejuízos sociais e econômicos
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Brics cobra US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até a COP30
Países mais ricos são chamados a assumir mais responsabilidades
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais
Norma é inédita para uso intelgiência artificial na segurança pública
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Situação de brasileira acidentada em vulcão na Indonésia segue incerta
Juliana Marins caiu em penhasco no Monte Rinjani, em Lombok
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Incêndio destrói 10 ônibus escolares em Bom Conselho, na madrugada desta sexta-feira (20)
Chamas atingiram outros 6 veículos
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2025
CBN Caruaru lança série sobre mulheres que superaram dificuldades por meio do empreendedorismo
Reportagens especiais mostram como o artesanato ajudou mulheres da Capital do...