Pernambuco contabiliza 72 casos da Febre Oropouche
Até o momento, o vírus foi identificado em 13 municípios

Foto: Reprodução
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, nesta terça-feira (16), confirmou mais 59 casos da Febre do Oropouche no estado. Com a nova rodada de exames positivos, Pernambuco registra 72 casos da Febre.
Até o momento, o vírus oropouche isolado foi identificado em pacientes dos seguintes municípios: Jaqueira, Pombos, Palmares, Água Preta, Moreno, Xexéu, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende e Camaragibe.
A diretora do Laboratório Central de Pernambuco (LACEN/PE), Keilla Paz, ressalta sobre a importância da vigilância laboratorial que deve funcionar de forma rotineira para identificação de arbovírus circulantes na região, que muitas vezes são subnotificados nos sistemas de vigilância em saúde pública.
Em suspeita da doença, devem ser feitas as análises por meio do exame de PCR em tempo real. Ou seja: assim que há a negatividade nos resultados para dengue, Zika e Chikungunya, é feito o teste para o Oropouche. Segundo a Secretaria, todo o procedimento segue as orientações do Ministério da Saúde.
Sobre recém casos, o caso de um feto que faleceu na 30ª semana de gestação, é apontado a presença do vírus da febre oropouche, de acordo com a pasta. O óbito aconteceu em junho deste ano, mas os resultados dos exames só foram liberados no início de julho deste ano. Até o momento, não se tem registro de óbito fetal ou abortamento causado por infecção pelo Oropouche. O caso está sendo investigado pelo Ministério da Saúde, Fiocruz, Instituto Evandro Chagas, Vigilância Sanitária e o município de Rio Formoso, onde aconteceu o caso.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Previsão da pasta é que dispositivo seja liberado no 2º semestre
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje
Brasil registrou este ano 4.406 casos confirmados da doença
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite receberá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Dengue: vacina do Butantan deve estar disponível no início de 2026
Medicamento está sendo avaliado pela Anvisa
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Hospitais privados poderão abater dívidas por atendimento ao SUS
Programa concede crédito tributário para reduzir filas na saúde