Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Operação identifica irregularidades em postos de combustíveis de Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

As maiores falhas foram encontradas nos postos de Caruaru, no Agreste do Estado

As maiores falhas foram encontradas nos postos de Caruaru, no Agreste do Estado

Foto: Engin Akyurt/Pexels

23/09/2025
    Compartilhe:

A fiscalização teve como objetivo verificar a qualidade e a quantidade de combustíveis em Pernambuco. Os resultados da ação identificaram que muitos motoristas estão pagando mais caro por produtos adulterados ou recebendo volumes menores do que o registrado na bomba.

Ao todo, 60 postos foram visitados, com cerca de 390 bicos de bombas analisados, mais de 49% deles apresentaram adulterações. Entre as principais irregularidades está a venda de gasolina com percentual de etanol acima do limite permitido (30%), o que reduz o rendimento dos veículos. 

Outro ponto, é a substituição da gasolina por produtos similares, como a nafta, adquirida de forma mais econômica, usar nafta em vez de gasolina em um carro não flexível pode causar, a longo prazo, corrosão do sistema de combustível. Outra questão levantada pelos órgãos de fiscalização é a fraude mecânica nas bombas. 

As maiores irregularidades foram encontradas em Caruaru, no Agreste do Estado, onde consumidores foram diretamente lesados, recebendo volumes menores do que o pago.  Segundo o Ipem-PE, os postos autuados terão até dez  dias para corrigir as irregularidades e então passar por outra vistoria e as multas variam de R$ 100 mil a R$ 1,5 milhão. 

De acordo com a legislação, todo posto de combustível deve disponibilizar equipamentos para que o cliente possa exigir a realização do teste de qualidade da gasolina no momento do abastecimento. Esse procedimento permite verificar se a quantidade de etanol misturada ao combustível está dentro do limite legal. 

A ação integrou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PE), o Procon-PE, a Secretaria da Fazenda e as polícias Civil e Militar.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook