Empreendimento deseja implementar um complexo de seis usinas na margem do Rio São Francisco
Representantes do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) se reúnem nesta quarta-feira (27) com a governadora em exercício, Luciana Santos. No encontro, que será realizado na sede da Vice-governadoria do Estado, o presidente da Comissão Regional de Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE 2, Dom Limacêdo Antônio da Silva, apresentará a “Carta de Floresta”.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o articulador da Comissão Regional de Pastoral da Ação Sociotransformadora da CNBB NE 2, diácono Jaime Bomfim, explicou que essa Carta de Floresta é resultado de um encontro, realizado no início do mês, no município de Itacuruba, para discutir a possibilidade e os riscos da instalação da usina de energia nuclear na região. “Ouvimos a comunidade e em seguida fomos pra floresta, onde tivemos um grande debate de pesquisas científicas, professores da universidade federal, tambem estadual, colocando os riscos que esse empreendimento, que é um complexo de seis usinas, não é só uma usina nuclear, são seis usinas na margem do Rio São Francisco”, detalha Bomfim.
Na ocasião, o diácono destacou que o sentimento da população de Itacuruba é de medo e incerteza. “47% da população é contra a instalação da usina. Muitos saíram da sua cidade de origem por conta da hidrelétrica e agora, novamente, uma ameaça, onde temos comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhos, agricultores, é uma cidade que está vivendo o momento do medo”, relata.
Confira outras informações na entrevista com o diácono Jaime Bomfim, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2025
Governo de Pernambuco libera edital para o 1° Festival da Economia Solidária
40 Empreendimentos Econômicos Solidários serão selecionados para o evento
- Por REDAÇÃO
- 17/11/2025
Campanha “Papai Noel dos Correios” celebra mais uma edição com cartinhas para adoção
As cartas podem ser cadastradas até esta quarta-feira (19)
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2025
ACIC Summit promove encontro sobre gestão, inovação e sustentabilidade
O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas
- Por REDAÇÃO
- 11/11/2025
NTCPE abre inscrição para programa de aceleração de negócios de moda autoral
Representantes das marcas devem realizar a inscrição até o dia 5 de...
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
Prefeitura de Belo Jardim libera inscrição para processo seletivo de nível fundamental e médio
Os salários variam entre R$ 1.518 a R$ 2.500
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2025
Governo de Pernambuco sanciona lei que assegura cotas raciais em concursos públicos
Texto reserva 30% das vagas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas