Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Ministro de Minas e Energia diz que vai negociar terras raras com governo Trump


Por: REDAÇÃO Portal

As terras raras têm os minerais críticos, como o lítio, o nióbio, o cobre, que são insumos essenciais para a transição energética global e também para a indústria de alta tecnologia.

As terras raras têm os minerais críticos, como o lítio, o nióbio, o cobre, que são insumos essenciais para a transição energética global e também para a indústria de alta tecnologia.

Foto: Reprodução/Internet

17/10/2025
    Compartilhe:

Em meio às negociações para a suspensão do tarifaço sobre produtos brasileiros e ao interesse do governo dos Estados Unidos por minerais críticos, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que vai discutir com o governo Trump a atração de capital americano para a exploração desses minerais no Brasil.

Após o governo ter criado um grupo de trabalho para discutir diretrizes para a exploração de minerais críticos e terras raras, e também depois dos diálogos entre os governos Lula e Trump, o ministro sinalizou essa abertura para negociação com os Estados Unidos.

Mesmo com o Brasil sendo um dos principais detentores dessas reservas, cerca de 10% dos minerais críticos e terras raras a nível mundial, o país ainda não tem diretrizes estabelecidas para a exploração desse setor. Agora, o governo avalia que a definição de medidas pode servir como moeda de troca nas negociações com os EUA.

Nesta quinta-feira, foi inaugurado o Conselho Nacional de Política Mineral, com a presença do presidente Lula na primeira reunião.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração, o Brasil possui cerca de 10% das reservas mundiais desses insumos. No entanto, a produção efetiva representa apenas 0,09% da oferta global. Ou seja, o país tem um grande potencial, mas produz muito pouco.

O presidente Lula está no Ministério de Minas e Energia, reunido com o ministro Alexandre Silveira para tratar desse tema. A avaliação é que, com o interesse dos americanos por esse setor, isso pode ser uma oportunidade para ajudar nas negociações em relação às tarifas impostas sobre os produtos brasileiros.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook