Mapa vai buscar novos mercados para substituir exportações aos EUA
Oriente Médio, Sul Asiático e Sul Global podem ser alternativas

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vai buscar novos mercados para serem alternativa às exportações brasileiras que poderão ser afetadas com o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 50% os produtos importados do Brasil. O ministro Carlos Fávaro disse nessa quinta-feira (10) que o governo busca minimizar os impactos da decisão dos Estados Unidos.
“Vou reforçar essas ações, buscando os mercados mais importantes do Oriente Médio, do Sul Asiático e do Sul Global, que têm grande potencial consumidor e podem ser uma alternativa para as exportações brasileiras. As ações diplomáticas do Brasil estão sendo tomadas em reciprocidade. As ações proativas vão acontecer aqui no Ministério da Agricultura e Pecuária para minimizar os impactos”, disse Fávaro, em pronunciamento nas redes sociais.
Em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nessa quarta-feira (9), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que as sanções passam a valer a partir do dia 1º de agosto.
Fávaro classificou a ação do governo norte-americano como “indecente” e disse que o governo brasileiro está agindo de forma proativa. Ele relatou que já conversou com as principais entidades representativas dos setores mais afetados, como de suco de laranja, de carne bovina e de café para encontrar alternativas.
“Para que possamos, juntos, ampliar as ações que já estamos realizando nos dois anos e meio do governo do presidente Lula em ampliar mercados, reduzir barreiras comerciais e dar oportunidade de crescimento para a agropecuária brasileira”.
No setor de agronegócio, açúcar, café, suco de laranja e carne representam os principais itens da pauta brasileira aos norte-americanos. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) já calcula que a medida de Trump tornará o custo da carne brasileira tão alto que inviabilizará a venda do produto para os Estados Unidos.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 25/08/2025
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%
Estimativa para o PIB é 2,18% este ano
- Por REDAÇÃO
- 25/08/2025
CMN remaneja R$ 1,4 bi para crédito de governos locais e Novo PAC
Dinheiro vem de operações sem garantia da União e crédito para PPPs
- Por REDAÇÃO
- 25/08/2025
Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR
Isenção até R$ 5 mil fortalece renda do trabalhador, diz ministro
- Por REDAÇÃO
- 25/08/2025
Projeto da Embrapa apoia cultura alimentar em comunidades do Nordeste
Ações fortalecem a economia local e ajudam a desenvolver territórios
- Por REDAÇÃO
- 22/08/2025
Consumo em supermercados cresceu 4% em julho, aponta Abras
Crescimento reflete a melhora da renda e do mercado de trabalho
- Por REDAÇÃO
- 22/08/2025
Petrobras anuncia Bruno Moretti como novo presidente do conselho
Atualmente, é secretário especial da Presidência da República