
Lula inaugura primeiro complexo associado de energia renovável
Empreendimento está instalado na Paraíba

Foto: Google imagens
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (22), da inauguração do Complexo Renovável Neoenergia, no município de Santa Luzia, interior da Paraíba. Segundo o governo, esse é o primeiro complexo associado de geração de energia renovável no Brasil que integra a geração de energias eólica e solar fotovoltaica.
Em seu discurso, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou a intenção do governo em aumentar a participação de energia limpa no parque de geração do país. Além disso, para ele, os empreendimentos nesse setor podem ser indutores da industrialização na Região Nordeste.
“É geração de emprego e renda para nossas irmãs e irmãos nordestinos, é um símbolo do aproveitamento sustentável dos recursos naturais do país. Um complexo que soube unir geração eólica com geração solar tão abundantes no nosso querido Nordeste, um verdadeiro protagonismo do Brasil na transição energética”, disse Silveira. “O sol e o vento serão os maiores indutores do desenvolvimento do Nordeste brasileiro, por meio da geração de energia limpa e renovável”, completou.
Com um investimento de cerca de R$ 3 bilhões, o projeto da Neoenergia destaca-se pela ação simultânea entre os parques eólico e solar, com o uso da mesma subestação e das linhas de transmissão. O modelo objetiva otimizar o uso da rede de transmissão em função da complementaridade das fontes de energia.
O empreendimento se estende por uma área de 8,7 mil hectares nos municípios paraibanos de Santa Luzia, Areia de Baraúnas, São José de Sabugi e São Mamede. Cerca de 250 famílias da região foram beneficiadas com o arrendamento de terras para a instalação dos aerogeradores e painéis fotovoltaicos. A energia gerada pelo complexo é de 0,6 gigawatts, suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por ano.
Em nota, a Presidência da República destacou o avanço da capacidade do Brasil na geração de energia limpa. “Ao fim de 2006, ano anterior ao lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) [de investimentos em infraestrutura], a capacidade instalada de usinas eólicas era de 237 megawatts. Em 2014, a potência instalada chegou a 3.106 megawatts”, informou.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/06/2023
Câmara aprova MP que recria Minha Casa Minha Vida
Texto segue para o plenário do Senado
- Por REDAÇÃO
- 07/06/2023
Danilo Cabral, ex-deputado, é nomeado Superintendente da Sudene
Nomeação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (7)
- Por REDAÇÃO
- 07/06/2023
Lula diz que país voltará a crescer e critica juros altos
Presidente visitou polo automotivo em Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 07/06/2023
Relator quer votar reforma tributária na Câmara no início de julho
Deputado Aguinaldo Ribeiro apresentou diretrizes de grupo de trabalho
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2023
Raquel Lyra e João Campos estarão ao lado de Lula durante passagem do presidente pelo Estado
A Governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra foi convidada para...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2023
Programa para baratear carros agora vai priorizar ônibus e caminhões
Medida será anunciada na tarde desta segunda-feira