Levantamento da UFRPE aponta estabilização da epidemia em PE
Dados da Secretaria Estadual de Saúde e de instituições independentes, como o Instituto para Redução de Riscos e Desastres da UFRPE e a Escola de Medicina Tropical da Universidade de Londres (Inglaterra), mostram desaceleração da doença
Foto: Reprodução
O governador Paulo Câmara comandou, neste domingo (31), uma reunião de avaliação da quarentena nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A disseminação da epidemia do novo coronavírus estabilizou em Pernambuco, e há uma tendência de redução nos municípios que entraram no isolamento mais rígido. Levantamentos feitos pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres, também apontam para a estabilização da epidemia em Pernambuco.
'Nosso objetivo foi atingido com muito esforço de todos, sobretudo da grande maioria da população, que compreendeu a importância do isolamento social. Os números são importantes, mas não querem dizer que vencemos a guerra. Ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos manter o foco', afirmou Paulo Câmara.
A desaceleração da epidemia também foi sentida no sistema de saúde. Com a expansão da rede e o aumento da quantidade de profissionais, a fila de espera por leitos de UTI atingiu o menor patamar desde o mês de março. Nesta segunda-feira (01), o Governo do Estado vai apresentar o plano de retomada das atividades econômicas. O cronograma de flexibilização das regras para cada setor será divulgado, assim como os protocolos de higiene e distanciamento social que serão exigidos para que as empresas reabram as portas.
Vale destacar que alterações no cronograma de abertura e a possibilidade do retorno de medidas mais duras de isolamento não estão descartadas. Os dados de saúde serão monitorados diariamente e vão orientar as decisões do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/11/2025
Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação noturna contra a influenza
A ação, realizada das 17h às 20h, procura promover proteção dos grupos...
- Por REDAÇÃO
- 26/11/2025
Butatan já tem um milhão de doses da vacina da dengue para serem disponibilizadas
A Butantan-DV será utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos.
- Por REDAÇÃO
- 26/11/2025
Fiocruz inicia testes para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal
Medida foi aprovada pela Anvisa
- Por REDAÇÃO
- 25/11/2025
Saúde anuncia compra de 2,8 milhão de doses contra vírus sincicial
Primeiro lote começa a ser distribuído aos estados ainda em novembro
- Por REDAÇÃO
- 25/11/2025
Ministério da Saúde aprova parcerias para produção de medicamentos destinados ao SUS
Contratos envolvem Butantan Farma e empresas privadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2025
Brasil chega a 16 mortes confirmadas de intoxicação por metanol
Número de mortes subiu para 16 em todo o país