Joice Hasselmann apresenta projeto que cria o Banco da Mulher
Iniciativa facilita o acesso a crédito, em instituições financeiras federais, às mulheres que queiram empreender

Foto: Google Imagens
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) apresentou na quinta (15), último dia de plenário deste semestre, um projeto de lei que aumenta a oferta de crédito por instituições financeiras federais às mulheres empreendedoras (PL 2589/2021). O Programa Crédito da Mulher, batizado pela autora como “Banco da Mulher”, tem por objetivo garantir prioridade e condições facilitadas de acesso ao crédito para as micro e pequenas empresárias do País.
A pandemia de Covid-19 aprofundou o abismo da desigualdade entre mulheres e homens empreendedores no Brasil. De acordo com levantamentos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicados neste ano, 52% das micro e pequenas empresas lideradas por mulheres paralisaram as atividades de forma permanente ou temporária durante a crise do novo coronavírus.
Além disso, as pesquisas mostram que, nos últimos doze meses, apenas 28% das donas de pequenos negócios conseguiram pagar as despesas com recursos da própria empresa e 80% apresentaram queda de faturamento. Para Hasselmann, o programa representa um grande avanço para que as mulheres que perderam o emprego por conta da pandemia consigam colocar comida na mesa.
A deputada de São Paulo abriu o projeto para autoria coletiva e já tem apoio de diversas parlamentares da Bancada Feminina do Congresso, de diferentes partidos.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Novo Conselho da Mulher é definido em Caruaru; veja os nomes
Representantes da sociedade civil foram eleitas para o biênio 2025/2026
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
João Campos lidera pesquisa para governador de Pernambuco, aponta Simplex
Levantamento aponta João Campos na liderança com 56,5% das intenções de...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Caruaru abre inscrições para o programa educação política gratuito ‘Politize!’
A 4ª edição do programa na cidade prepara brasileiros para a liderança e...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Prefeito de Caruaru anuncia viagem internacional e vice-prefeita assume gestão interinamente
Vice-prefeita, Dayse Silva será a prefeita em exercício de 30 de março à...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Maioria do STF decide que multa por crime ambiental é imprescritível
Para Zanin, reparação de danos ao meio ambiente é direito fundamental
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
Sobretaxas vão prejudicar os próprios Estados Unidos, diz Lula
Presidente criticou novas medidas protecionistas de Donald Trump