Governo recebe gestores da Juventude para discutir políticas públicas
Secretários conheceram projetos voltados para capacitação e saúde

Foto: Agência Brasil
O Secretário Nacional de Juventude, Ronald Luiz, fez um convite aos gestores de políticas públicas dos estados e municípios brasileiros para colaborarem com a consolidação das políticas nacionais da juventude no Brasil. Durante o Seminário Nacional de Gestores e Gestoras de Juventude, ocorrido em Brasília (DF), Ronald Luiz explicou a importância do retorno da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) para o Palácio do Planalto com a nova estrutura da Esplanada dos Ministérios.
"Eu faço um chamado a vocês: que tipo de políticas de juventude nós queremos e quais são as metas e objetivos que precisamos alcançar, para que a política nacional da juventude seja plena para todos e todas? A juventude enfrenta os mais altos índices de desemprego da nossa história", exemplificou o secretário. De acordo com ele, diferentes programas da SNJ foram interrompidos, descontinuados ou tiveram quedas no desempenho, como o ID Jovem, documento gratuito que permite aos jovens de baixa renda o acesso a benefícios garantidos pelo Estatuto da Juventude - e que teria capacidade para atender 18 milhões de pessoas mas atualmente só contempla 430 mil jovens.
"Infelizmente a gente vai entrar no marco da comemoração dos 10 anos do Estatuto da Juventude [instituído em agosto de 2013] sem muita coisa para celebrar. Nós não avançamos absolutamente quase nada em todos os direitos constantes ali, isso quando não regredimos", disse, convidando os presentes a se comprometerem com uma estratégia comum de desenvolvimento das políticas de juventude.
Representando o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, a secretária-executiva Maria Fernanda Coelho reforçou o compromisso do Poder Executivo de implementar as políticas públicas necessárias ao próximo ciclo da juventude.
"Nós estamos com a responsabilidade da participação social. E a gente sabe que essa mobilização passa fundamentalmente pela mobilização da juventude", afirmou. "Contem com o nosso ministério e contem com a perspectiva de retomarmos o orçamento, porque o tema do orçamento público é fundamental para que essas políticas aconteçam", concluiu a secretária-executiva.
Seminário
Promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, à qual a SNJ está subordinada, o Seminário Nacional de Gestores e Gestoras de Juventude se iniciou nesta quinta-feira (30), Dia Mundial da Juventude, e deve reunir cerca de 200 pessoas até amanhã (31).
O evento simboliza a retomada do diálogo do governo com atores de todos os segmentos envolvidos com a temática e marca o retorno da SNJ como porta de entrada para a participação social nas políticas públicas para o setor.
Antes da fala dos secretários, os gestores foram apresentados a dois projetos voltados à capacitação para o mercado e à saúde dos jovens: o Co.liga e a Agenda Jovem, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), respectivamente.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/06/2023
Câmara aprova MP que recria Minha Casa Minha Vida
Texto segue para o plenário do Senado
- Por REDAÇÃO
- 07/06/2023
Danilo Cabral, ex-deputado, é nomeado Superintendente da Sudene
Nomeação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (7)
- Por REDAÇÃO
- 07/06/2023
Lula diz que país voltará a crescer e critica juros altos
Presidente visitou polo automotivo em Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 07/06/2023
Relator quer votar reforma tributária na Câmara no início de julho
Deputado Aguinaldo Ribeiro apresentou diretrizes de grupo de trabalho
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2023
Raquel Lyra e João Campos estarão ao lado de Lula durante passagem do presidente pelo Estado
A Governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra foi convidada para...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2023
Programa para baratear carros agora vai priorizar ônibus e caminhões
Medida será anunciada na tarde desta segunda-feira