Estudo mostra desafios da educação infantil brasileira
Norte e Nordeste apresentam os piores indicadores

Foto: google imagens
O estudo Qualidade da oferta da Educação Infantil no Brasil: análise do Saeb 2021, divulgado nesta quinta-feira (16), chegou à constatação de que a qualidade da infraestrutura das escolas (creches) para crianças de 0 a 3 anos e da educação infantil de 4 a 5 anos de idade, apresenta muitos desafios em todo o Brasil. Essa foi a primeira coleta de dados em larga escala efetuada nas escolas para essas faixas etárias, com base em informações do Censo Escolar 2022 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) da Educação Infantil, de 2021.
O levantamento foi efetuado por Tiago Bartholo e por Mariane Koslinski, pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com financiamento da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV). Ele permite, em alguma medida, captar como as políticas nesse campo estão sendo implementadas.
Bartholo comentou que a educação infantil vem recebendo, de fato, aumento de recursos nos últimos anos, com maior cobertura para crianças de 0 a 3 anos na creche e crianças de 4 a 5 anos frequentando a educação infantil. “Isso é muito importante mas o que os estudos todos mostram é que garantir a vaga é insuficiente quando estamos pensando naqueles benefícios que a educação infantil traz para o bem-estar e para o desenvolvimento das crianças. Para que esse benefício se concretize, é importante que essa oferta seja de qualidade”.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/02/2025
STF volta a julgar revisão da vida toda do INSS
Ministros vão avaliar recurso da Federação dos Metalúrgicos
- Por REDAÇÃO
- 14/02/2025
TCE-PE nega pedido para suspender licitação de videomonitoramento do Estado
TCE-PE mantém licitação de videomonitoramento da SDS-PE e abre auditoria...
- Por REDAÇÃO
- 13/02/2025
Dia Mundial do Rádio: uma história de vozes, emoções e reinvenção
Desde a Era de Ouro até os audiodramas atuais, o rádio segue encantando...
- Por REDAÇÃO
- 13/02/2025
Como assistir à transmissão ao vivo do bloco Confraria da Sucata; confira
A transmissão ao vivo ocorrerá no sábado (22) pela TV Asa Branca, g1...
- Por REDAÇÃO
- 13/02/2025
“Super enzima” de bactéria pode transformar resíduos em biocombustível
Molécula está em fase de licenciamento para aplicação na indústria