Especialista aponta meios para solucionar déficit hídrico no Agreste de Pernambuco
Durante períodos extensos de seca, as barragens enfrentam desafios significativos
                            Foto: Divulgação
O Agreste de Pernambuco enfrenta desafios significativos relacionados ao déficit hídrico, uma problemática que impacta diretamente a vida da população e a atividade agrícola na região, no qual se tem o pior balanço hídrico brasileiro, indicando que a quantidade de chuvas não é o bastante para suprir as necessidades da população.
Uma abordagem crucial para enfrentar o déficit hídrico no Agreste de Pernambuco é a implementação de tecnologias e práticas de gestão sustentável da água. Além de programas de conscientização sobre o uso responsável da água é fundamental. “Há abordagens para enfrentar a escassez de água, sendo uma delas a implementação de novas barragens, açudes e cisternas, que permitem o armazenamento e a captação de água durante períodos de chuva, para uso posterior em momentos de escassez, visando assegurar a sustentabilidade hídrica na região”, explicou Sabrina Corrêa, engenheira especialista em recursos hídricos.
Durante períodos extensos de seca, as barragens enfrentam desafios significativos, como exemplificados pelo colapso do reservatório de Jucazinho. Iniciativas como a transposição das águas do Rio São Francisco emergem como uma alternativa para incrementar a produção hídrica, perspectiva que se torna iminente com a conclusão da adutora do Agreste.
Recentemente, a Governadora Raquel Lyra visitou a Barragem Serro Azul, que retornará das obras da Barragem Panelas II, no qual irá melhorar o abastecimento de água de toda a Zona da Mata Sul, beneficiando 1 milhão de pernambucanos. Portanto, é fundamental promover políticas públicas que incentivem práticas sustentáveis, ofereçam suporte técnico aos agricultores e estimulem investimentos em tecnologias verdes.
Desta forma, a solução para o déficit hídrico no Agreste de Pernambuco demanda uma abordagem abrangente, que envolva a combinação de tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis, conscientização da população e políticas públicas eficazes. A busca por soluções integradas e sustentáveis é fundamental para enfrentar os desafios relacionados à água e garantir um futuro mais resiliente para a região.
Notícias Relacionadas
- Por ANTÔNIO
 - 31/10/2025
 
Série da CBN Caruaru destaca dificuldades logísticas para o escoamento da Produção do Polo de Confecções do Agreste
As condições dos meios de transporte são avaliadas em série de...
- Por REDAÇÃO
 - 31/10/2025
 
Hospital Mestre Vitalino abre seleção para farmacêuticos e jovens aprendizes
O hospital oferece vagas para farmacêuticos e jovens aprendizes, com...
- Por REDAÇÃO
 - 29/10/2025
 
TRE-PE promove mutirão para registro biométrico de eleitores
A iniciativa busca reduzir o número de pernambucanos sem biometria, que já...
- Por REDAÇÃO
 - 29/10/2025
 
Programa Mães de Pernambuco inicia novo ciclo de inscrições
Período de confirmações seguem até 24 de novembro; pagamento de R$ 300...
- Por REDAÇÃO
 - 27/10/2025
 
Morre bebê retirado vivo do próprio caixão no Acre
Recém-nascido havia sido dado como natimorto e ficou cerca de 12 horas...
- Por REDAÇÃO
 - 21/10/2025
 
Prefeitura de Caruaru abre chamamento público de esportes
Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro, no site INFOCidadão