Dia Mundial do Rádio: uma história de vozes, emoções e reinvenção
Desde a Era de Ouro até os audiodramas atuais, o rádio segue encantando ouvintes e se reinventando.
Foto: Larissa Juliana/CBN Caruaru
O rádio, com sua magia sonora, marcou épocas e influenciou a forma como as pessoas consomem informação, cultura e entretenimento. Nesta quinta-feira (13) é comemorado o Dia Mundial do Rádio, uma data que celebra a história desse meio de comunicação que atravessa gerações.
A história do rádio no Brasil começou em 7 de setembro de 1922, quando foi realizada a primeira transmissão radiofônica no país: o discurso do então presidente Epitácio Pessoa, durante a inauguração da radiotelefonia brasileira. Em poucos anos, emissoras surgiram em todo o país, trazendo informação e entretenimento para os lares brasileiros.
A década de 1940 ficou conhecida como a Era de Ouro do rádio, marcada por programas de auditório, shows musicais e, claro, as radionovelas. A Rádio Nacional se tornou ícone ao exibir novelas como Em Busca da Felicidade, a primeira do gênero, que conquistou o coração do público.
Radionovelas: paixão em ondas sonoras
As radionovelas tiveram papel fundamental ao transportar os ouvintes para universos ficcionais, com sons, músicas e interpretações emocionantes. Produções como as de Janete Clair marcaram época, e a Rádio Nacional chegou a exibir 16 novelas simultaneamente.
Hoje, esse formato renasce em projetos como o audiodrama Sinto Lembranças Suas, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco Campus Agreste. Maria Eduarda Rodrigues, uma das integrantes do projeto, compartilha sua experiência:
"Ter a oportunidade de desenvolver esse projeto foi uma virada de chave para mim enquanto aluna de Comunicação. Estar à frente dos detalhes e ter a liberdade de colocar elementos que me cativam, como música e narrativas românticas, foi muito especial. O projeto é um pedaço de todos nós", disse à CBN Caruaru.
O poder do som em provocar emoções e criar memórias é algo mágico, pois a junção de sons, melodias e narrações transporta o ouvinte para outros universos e histórias — é assim que Maria Eduarda descreve a imersão sonora proporcionada pelo audiodrama.
Futuro do rádio
Apesar da popularização da televisão e, mais recentemente, dos podcasts, o rádio segue firme. Ele se adapta e se reinventa, mantendo viva sua essência: aproximar pessoas através do som.
Neste Dia Mundial do Rádio, a CBN Caruaru celebra não apenas um meio de comunicação, mas um companheiro de memórias, histórias e emoções. Afinal, o rádio é feito de vozes, músicas e, acima de tudo, de paixão.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
Medidas podem reduzir em até 80% custo total da CNH
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Mutirão de renegociação de dívidas da Neoenergia e da Compesa é realizado em Caruaru
As condições variam de acordo com o tipo de dívida e o histórico dos...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Caruaru abre concurso para fiscal de feira e técnico em segurança do trabalho
Inscrições poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (8)
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Grupo Asa Branca é finalista no prêmio Fiepe de Jornalismo 2025
CBN Caruaru, CBN Recife e TV Asa Branca somam cinco trabalhos entre os...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Adagro prorroga prazo para atualização cadastral
Produtores rurais devem declarar rebanhos e garantir a regularidade junto à...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Protocolo Brasil Sem Fome abre seleção para agentes articuladores
Processo seletivo simplificado oferta cadastro reserva para atuação em...