Dia Mundial do Rádio: uma história de vozes, emoções e reinvenção
Desde a Era de Ouro até os audiodramas atuais, o rádio segue encantando ouvintes e se reinventando.

Foto: Larissa Juliana/CBN Caruaru
O rádio, com sua magia sonora, marcou épocas e influenciou a forma como as pessoas consomem informação, cultura e entretenimento. Nesta quinta-feira (13) é comemorado o Dia Mundial do Rádio, uma data que celebra a história desse meio de comunicação que atravessa gerações.
A história do rádio no Brasil começou em 7 de setembro de 1922, quando foi realizada a primeira transmissão radiofônica no país: o discurso do então presidente Epitácio Pessoa, durante a inauguração da radiotelefonia brasileira. Em poucos anos, emissoras surgiram em todo o país, trazendo informação e entretenimento para os lares brasileiros.
A década de 1940 ficou conhecida como a Era de Ouro do rádio, marcada por programas de auditório, shows musicais e, claro, as radionovelas. A Rádio Nacional se tornou ícone ao exibir novelas como Em Busca da Felicidade, a primeira do gênero, que conquistou o coração do público.
Radionovelas: paixão em ondas sonoras
As radionovelas tiveram papel fundamental ao transportar os ouvintes para universos ficcionais, com sons, músicas e interpretações emocionantes. Produções como as de Janete Clair marcaram época, e a Rádio Nacional chegou a exibir 16 novelas simultaneamente.
Hoje, esse formato renasce em projetos como o audiodrama Sinto Lembranças Suas, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco Campus Agreste. Maria Eduarda Rodrigues, uma das integrantes do projeto, compartilha sua experiência:
"Ter a oportunidade de desenvolver esse projeto foi uma virada de chave para mim enquanto aluna de Comunicação. Estar à frente dos detalhes e ter a liberdade de colocar elementos que me cativam, como música e narrativas românticas, foi muito especial. O projeto é um pedaço de todos nós", disse à CBN Caruaru.
O poder do som em provocar emoções e criar memórias é algo mágico, pois a junção de sons, melodias e narrações transporta o ouvinte para outros universos e histórias — é assim que Maria Eduarda descreve a imersão sonora proporcionada pelo audiodrama.
Futuro do rádio
Apesar da popularização da televisão e, mais recentemente, dos podcasts, o rádio segue firme. Ele se adapta e se reinventa, mantendo viva sua essência: aproximar pessoas através do som.
Neste Dia Mundial do Rádio, a CBN Caruaru celebra não apenas um meio de comunicação, mas um companheiro de memórias, histórias e emoções. Afinal, o rádio é feito de vozes, músicas e, acima de tudo, de paixão.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Confira a programação do 51º Festival Nacional de Jericos
Evento chega à 51ª edição e reúne atrações culturais, shows e disputas...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
“Nas Margens do Tempo”: documentário retrata relação entre o Rio Ipojuca e a memória de Caruaru
Filme tem 11 minutos de duração e reúne depoimentos sobre memória,...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Webinário gratuito orienta empresários sobre uso de dados para decisões mais eficazes
Encontro online terá foco em aplicação prática de dados na gestão de...
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Uninassau Caruaru abre inscrições para Semana Estadual de Conciliação
Atendimentos serão realizados no Núcleo de Práticas Jurídicas no dia 9 de...
- Por REDAÇÃO
- 23/04/2025
Conheça os desafios de manter o espírito de equipe no modelo home-office
Com o trabalho remoto vem os dilemas de como manter os colaboradores...
- Por REDAÇÃO
- 23/04/2025
Uninassau Caruaru promove congresso sobre desafios globais na saúde
Evento ocorre de 24 a 26 de abril no Centro de Convenções do Senac