Compesa anuncia suspensão de abastecimento da barragem de Jucazinho
15 cidades serão afetadas.

Foto: Reprodução
A Compesa anunciou recentemente que suspendeu o abastecimento das cidades que recebem água do Sistema Jucazinho. De acordo com a assessoria da Compesa, o motivo da suspensão foi a instalação de equipamentos para captar o volume de água ainda existente na Barragem de Jucazinho que fica na cidade de Surubim. A barragem atingiu recentemente o volume morto. Ainda segundo a Compesa as instalações são necessárias por conta da falta de chuvas na Bacia do Rio Capibaribe. Jucazinho é responsável pelo abastecimento de 15 cidades da região Agreste.
Desde sexta-feira (12) 11 cidades da região tiveram o abastecimento suspenso. São elas: Riacho das Almas, Cumaru, Passira, Salgadinho, Casinhas, Surubim, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama. As três cidades restantes estão sendo atendidas por outro sistema.
A Compesa afirma que ao chegar no volume morto, não há mais como bombear água do manancial e direcioná-la para a estação de tratamento. Por isso, para aproveitar a água que se encontra abaixo do nível ideal de bombeamento, é necessário instalar uma captação flutuante.
Os serviços para instalação do equipamento já foram iniciados e como o trabalho é minucioso ainda não é possível determinar o prazo para conclusão das atividades e retorno do abastecimento para as cidades afetadas. Os técnicos da Compesa estimam que a ação seja concluída nos próximos dias.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/01/2025
Geraldo Azevedo completa 80 anos; "Dona da Minha Cabeça" lidera ranking de músicas mais tocadas
Cantor pernambucano celebra 80 anos neste sábado; levantamento do Ecad...
- Por REDAÇÃO
- 10/01/2025
Senai oferece 125 vagas gratuitas para cursos técnicos em Caruaru e Belo Jardim
Oportunidades incluem modalidades presencial e EAD, com 25 vagas para cada...
- Por REDAÇÃO
- 24/10/2024
Caixa paga Bolsa Família a pessoas com NIS de final 4
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 678,46
- Por REDAÇÃO
- 16/10/2024
Atividade econômica cai 0,2% em agosto, diz FGV
Números do Monitor PIB foram divulgados nesta terça-feira