CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
Órgão é presidido por vice-presidente Geraldo Alckmin
Foto: Mikhail Nilov/Pexels
A elevação de 1 ponto percentual da Taxa Selic (juros básicos da economia) recebeu críticas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que aprovou uma “moção crítica” à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Presidido pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, o CNDI tem representantes de 20 ministérios, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de 21 entidades da sociedade civil.

Pasta comandada por Alckmin, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) não divulgou o conteúdo completo da moção. Apenas informou que a decisão do BC “prejudica a continuidade do crescimento econômico, o investimento produtivo e a geração de emprego e renda no país”.
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considerou a decisão “incompreensível” e “injustificada”.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou de “surpresa” a alta de 1 ponto nos juros básicos. No entanto, disse que a decisão estava prevista por parte do mercado financeiro.
Em comunicado, o Copom atribuiu a elevação acima do previsto às incertezas externas e aos ruídos provocados pelo pacote fiscal do governo. O órgão informou que elevará a taxa Selic em 1 ponto percentual nas próximas duas reuniões, em janeiro e março, caso os cenários se confirmem. Os próximos encontros serão comandados pelo futuro presidente do BC, Gabriel Galípolo.
Nesta quinta-feira (12), Alckmin presidirá a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, órgão composto por representantes da sociedade civil, responsável pelo assessoramento do presidente da República na formulação de políticas públicas e diretrizes de governo. O encontro terá foco em desenvolvimento sustentável, indústria e transição energética.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Central de Abastecimento de Caruaru registra queda de preços em oito itens
14 itens registraram aumento no preço
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Governo lança ferramenta de autoexclusão das apostas online
Objetivo é reduzir danos e prover assistência a pessoas e grupos sociais em...
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Abono salarial, CadÚnico, seguro-desemprego: veja o que muda com o salário mínimo de R$ 1.621
O salário mínimo terá aumento de 2,5% devido ao crescimento do PIB em 2024
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
PEC sobre tema foi incluído como “extra-pauta” na sessão da Comissão
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026
Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Caixa libera contratação de mais de um financiamento imobiliário
Regra estava suspensa desde novembro do ano passado