Câmara aprova protocolo para coibir violência contra mulher em boates
Proposta agora segue para o Senado
Foto: Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (1º) um projeto de lei que cria o Protocolo Não É Não. A medida visa prevenir o assédio e a violência contra mulheres em ambientes onde se vendem bebidas alcoólicas, como bares e casas noturnas. A proposta agora segue para o Senado.

O texto, de autoria da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) em parceria com outros 26 parlamentares, determina que os estabelecimentos devem proteger a mulher e prestar assistência em casos de violência e constrangimento, além de afastar a vítima do agressor e, se necessário, expulsá-lo do ambiente. Para isso, os locais precisam monitorar situações de alerta.
O projeto também determina que ao menos um funcionário do local deverá estar qualificado para atender ao protocolo. Também estabelece que deve haver, em lugar visível, a informação de como acioná-lo e os contatos da Polícia Militar e do Ligue 180, que é a Central de Atendimento à Mulher.
A deputada Maria do Rosário destacou a importância de medidas de proteção e apoio às mulheres.
A parlamentar citou o caso de uma jovem que foi estuprada em Belo Horizonte, no último fim de semana, após ser deixada alcoolizada e desacordada na porta de casa por um motorista de aplicativo.
“Ontem [domingo], mais uma vez, nós ficamos chocados com uma cena de uma menina colocada na porta da casa, retirada da porta de casa, adormecida, desacordada, estuprada. [A aprovação desse protocolo] é para que essas situações não aconteçam”, acrescentou Maria do Rosário.
A relatora do projeto, deputada Renata Abreu (Podemos-SP), também comemorou a aprovação.
O protocolo Não É Não foi inspirado na iniciativa No Callem, que existe na cidade espanhola de Barcelona. O No Callem foi aplicado no caso que levou à prisão do jogador de futebol Daniel Alves, acusado de estuprar uma mulher em uma boate catalã em dezembro do ano passado.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2025
Abin: segurança nas eleições e ataques com IA são desafios para 2026
Agência divulgou publicação que antecipa riscos para o próximo ano
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Relatório da PEC da Segurança deve ser apresentado nesta semana
Previsão é que parecer seja apresentado nesta terça-feira (2)
- Por REDAÇÃO
- 25/11/2025
Parlamentares se dividem entre apoios e críticas à prisão de Bolsonaro
Segundo STF, ex-presidente tentou romper a tornozeleira eletrônica
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2025
Câmara aprova texto-base do projeto de lei antifacção
Governo critica texto e pretende voltar proposta original no Senado
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2025
Lewandowski defende integração de dados de segurança com Mercosul
Sugestão veio ao anunciar acordo de cooperação de segurança na região
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Operação Domicílio Fantasma desarticula esquema de corrupção e fraude eleitoral em Pernambuco
Indivíduos envolvidos são de Riacho das Almas e Caruaru