Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Barragens de Pernambuco não apresentam riscos, afirma presidente da Apac

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Relatório de Gestão dos Recursos Hídricos foi apresentado na Alepe nesta segunda-feira (09)

Relatório de Gestão dos Recursos Hídricos foi apresentado na Alepe nesta segunda-feira (09)
10/12/2019
    Compartilhe:

A diretora presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro, esteve reunida com a Comissão Especial, que foi criada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para avaliar as condições das barragens do estado. Na ocasião, elas apresentou aos parlamentares o Relatório de Gestão dos Recursos Hídricos e tirou dúvidas sobre o gerenciamento do trecho pernambucano da Transposição do Rio São Francisco.

Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, Suzana destacou que, apesar da Lei de Segurança de Barragens ter sido implementada em 2010, os órgãos fiscalizadores ainda estão em processo de estruturação para cumprir as atribuições que são preconizadas na legislação. No entanto, ela ressalta que o cenário é de melhoria.  “Nós estamos avançando muito. A parceria com os parlamentares também tem sido muito importantes, eles têm sido parceiros, chamam a Apac para diálogos, para reuniões na assembleia e para discutir o desenho da legislação estadual. Então, de fato, tem ajudado muito a instituição a avançar, além da interação com os outros órgãos estaduais e com a própria agência nacional de águas”, afirma a diretora. 

Sobre os riscos apresentados pelas barragens no estado, Montenegro pontuou que está tudo dentro do controle previsto, além de mencionar que o contato dos empreendedores com os donos da barragem tem acontecido de forma muito amigável. “Está tudo sendo feito de forma a garantir a segurança da população e considerando a questão do período seco, período chuvoso, porque isso sim coloca em situação de risco algumas estruturas por conta da questão de acumulação de água, mas não é o nosso caso, estamos num nível de tranquilidade hoje em dia”, explica Suzana. 

Confira mais detalhes e outras informações na entrevista completa com Suzana Montenegro, disponível no play acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook