Após WhatsApp ficar fora do ar, audiências de conciliação mediadas pelo TJPE são canceladas
Poder Judiciário garantiu que ninguém será prejudicado e que as audiências serão remarcadas posteriormente. Seis horas após o início da pane, aplicativo voltou a funcionar.
Foto: Foto: Reprodução/TV Globo
As audiências de conciliação mediadas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que aconteciam ou que estavam programadas para ocorrer pelo WhatsApp nesta segunda-feira (4) foram canceladas após o aplicativo ficar fora do ar. Além dele, o Facebook e Instagram ficaram sem funcionar durante a tarde, retomando o funcionamento no início da noite.
O TJPE não informou quantas audiências virtuais foram canceladas, mas disse que havia agendamentos em todo o estado. De acordo com o tribunal, quem teve a audiência cancelada nesta segunda-feira (4) não será prejudicado, pois novas audiências serão remarcadas posteriormente.
Ainda segundo o TJPE, o setor de conciliação irá entrar em contato com todas as partes envolvidas nas audiências que estavam agendadas para remarcar as sessões.
Quem tiver dúvida pode entrar em contato com o setor responsável pelo telefone (81) 3181-0780 ou pelo e-mail [email protected]. As partes envolvidas nos conflitos também podem entrar em contato diretamente com os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejucs), distribuídos no Grande Recife e no interior, e as Câmaras de Conciliação e Mediação.
A realização de audiências de conciliação por meio do WhatsApp foi implantada pelo TJPE por causa da pandemia da Covid-19. A medida é facultativa aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania.
Quando as partes envolvidas nos conflitos afirmam ter interesse de realizar a conciliação por meio do WhatsApp, é criado um grupo com elas, o conciliador e os advogados do impasse em questão. O processo tem duração, em média, de 45 minutos.
Procurado pelo g1, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região informou, em nota, que a pane global no WhatsApp não provocou prejuízos, pois o único procedimento adotado pela segunda instância através do aplicativo é a citação feita pelos oficiais de Justiça, que também é realizada por e-mail, ligação ou contato presencial.
Pane
Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar o WhatsApp, o Instagram e o Facebook. Todos eles pertencem ao Facebook, que assumiu que o problema foi global e afirmou que investiga o que causou a falha.
A principal hipótese é de que tenha acontecido um erro de DNS, que é como um GPS ou "agenda de contatos" responsável por levar os internautas às páginas.
Por volta das 18h35, mais de 6 horas após o início da pane, Facebook, Instagram e WhatsApp começaram a abrir novamente para alguns usuários.
Por g1
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2025
Governo de Pernambuco sanciona lei que assegura cotas raciais em concursos públicos
Texto reserva 30% das vagas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas
- Por REDAÇÃO
- 21/10/2025
Manutenção no Sistema Prata afeta abastecimento de água em Agrestina, Altinho, Cachoeirinha, Ibirajuba e Caruaru
Serviços serão realizados das 8h às 18h desta quarta-feira (22)
- Por REDAÇÃO
- 20/10/2025
Prefeitura de Garanhuns tem prazo de 30 dias para apresentar projeto de ampliação do Cemitério Público
Decisão da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns acatou ao pedido...
- Por REDAÇÃO
- 16/10/2025
Governo de Pernambuco abre inscrição para os Ciclos Carnavalesco e Junino 2026
Prazo para inscrição segue até o dia 14 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 14/10/2025
UFRPE realiza concurso público para professor com salários de até R$ 13 mil
Prazo para inscrição começa nesta sexta-feira (17) e segue até o dia 17...
- Por REDAÇÃO
- 10/10/2025
NTCPE libera inscrições para cursos gratuitos no Agreste, Mata Sul e Região Metropolitana do Recife
As formações são voltadas para o setor da moda