Vereadora de Arcoverde gera polêmica ao sugerir que mãe foi "castigada por Deus" por ter filho com espectro autista
A vereadora Zirleide Monteiro afirmou durante a sessão que o filho da mulher em questão era um "castigo de Deus".
Foto: Google Imagens
Durante uma sessão na Câmara de Vereadores de Arcoverde, no Sertão, a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) provocou indignação ao sugerir que uma mãe estava sendo "castigada por Deus" por ter um filho com deficiência. A declaração controversa foi direcionada a uma mulher não identificada, mãe de um jovem de 18 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com quem Zirleide teria tido um desentendimento prévio.
Zirleide Monteiro afirmou durante a sessão que o filho da mulher em questão era um "castigo de Deus" e que ela estava pagando por um comportamento anterior.
"Não preciso citar o nome da cidadã, que o castigo de Deus, Ele dá aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer", disse a vereadora Zirleide Monteiro.
O presidente da Câmara, Wevertton Siqueira, conhecido como Siqueirinha, repudiou veementemente as palavras da vereadora, pedindo desculpas em nome dela a todas as mães de crianças com deficiência não apenas em Arcoverde, mas em todo o país.
Em nota, a Câmara disse que analisa o caso em conjunto com a Assessoria Jurídica. Confira a nota na íntegra:
A Câmara Municipal de Arcoverde, em sintonia com o posicionamento já expressado por seu Presidente, Wevertton Barros de Siqueira (Siqueirinha), vem, por meio desta, reafirmar que não aceita ou admite nenhum tipo de preconceito, de qualquer natureza; seja contra pessoas com deficiência; em questões de raça; de gênero; etárias; culturais; religiosas; sociais ou ideológicas.
Na Sessão Plenária de ontem (30.10), a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) usou a tribuna da Câmara para expressar conceitos que não se coadunam, absolutamente, com as práticas, os ideais, pensamentos e/ou comportamentos aceitos pelo Poder Legislativo Municipal de Arcoverde. A fala da vereadora - de caráter preconceituoso contra a mãe de uma criança deficiente - foi, de imediato, rechaçada pelo Presidente da Câmara, Wevertton Barros de Siqueira (Siqueirinha), pedindo desculpas à população em nome do Poder Legislativo, por se tratar de “uma fala muito infeliz da vereadora”.
A Presidência da Câmara está analisando o caso em conjunto com a Assessoria Jurídica da casa, para que o episódio seja conduzido de forma correta, legal e transparente. Já existe um procedimento em trâmite, que foi protocolado, de imediato, encaminhado ao setor jurídico da Câmara, em seguida vai para as comissões respectivas, e será dada a resposta, garantindo a ampla defesa e o contraditório para a vereadora.
O Poder Legislativo de Arcoverde reafirma o seu compromisso com os mais altos valores da ética e da civilidade, na construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa, para assegurar a proteção e o respeito a todas as pessoas.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Prefeitura de Caruaru decreta ponto facultativo nas vésperas de feriado de fim de ano
Feira da Moda terá alteração na semana do Natal e não funcionará na...
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
Medidas podem reduzir em até 80% custo total da CNH
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Mutirão de renegociação de dívidas da Neoenergia e da Compesa é realizado em Caruaru
As condições variam de acordo com o tipo de dívida e o histórico dos...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Caruaru abre concurso para fiscal de feira e técnico em segurança do trabalho
Inscrições poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (8)
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Grupo Asa Branca é finalista no prêmio Fiepe de Jornalismo 2025
CBN Caruaru, CBN Recife e TV Asa Branca somam cinco trabalhos entre os...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Adagro prorroga prazo para atualização cadastral
Produtores rurais devem declarar rebanhos e garantir a regularidade junto à...