Dados do painel de acompanhamento vacinal do estado mostram que 20% das crianças entre 5 e 11 anos tomaram a primeira dose
Foto: Daniel Tavares/PCR
Às vésperas de completar um mês de atividade, a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 de idade de Pernambuco enfrenta baixa adesão, registrando apenas 19,8% do público elegível que tomou a primeira dose do imunizante. Das 1.182.44 crianças que residem no estado, 234.293 cumpriram a primeira etapa do calendário vacinal. E o motivo não é falta de vacina. O estado recebeu, só no último dia 10, cerca de 640 mil doses da Pfizer pediátrica e a CoronaVac, especiais para o público infantil, aterrissaram no Aeroporto do Recife/Guararapes.
O que preocupa as autoridades médicas é a quantidade limitada de pontos de vacinação e o difícil acesso à eles, além da desinformação que paira sobre a pandemia desde seu início, dessa vez alimentando o receio dos pais ou responsáveis pela saúde das crianças.
No Recife, a adesão da vacina infantil também é um desafio para a gestão. Cerca de 23% das crianças elegíveis para a imunização tomaram alguma dose. Segundo o IBGE, 159.558 crianças moram na capital, então os números preocupam. Neste último final de semana a prefeitura promoveu um Parquinho da Vacina, que realiza a aplicação da vacina e oferece um mini parquinho de diversão para as crianças brincarem. No sábado (12), o Parquinho, que é itinerante, esteve na Creche Municipal Esperança, nos Torrões, Zona Norte da cidade; no domingo (13), foi a vez da Escola de Referencia em Ensino Fundamental Caic Creusa Barreto Dornelas Câmara, em Santa Luzia, na Torre, Zona Oeste.
Confira mais informações na reportagem de Emerson Saboia, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Caruaru promove Dia D de prevenção em saúde sexual
A ação acontecerá no Marco Zero
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Caruaru inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes
Vacina é destinada a mulheres a partir da 28ª semana de gravidez
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Vacina contra a dengue do Butantan começa a ser aplicada em janeiro
Profissionais da saúde serão os primeiros a receber a imunização
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Profissionais do SUS receberão treinamento em cuidados paliativos
Objetivo é oferecer mais qualidade de vida a quem tem doença grave
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Anvisa determina suspensão de tônico capilar e apreensão de cosméticos
Agência determinou ainda a proibição de 30 medicamentos
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Anvisa publica registro da vacina contra a dengue do Butantan
Aplicação das doses deve começar em 2026, exclusivamente pelo SUS