Vacinação contra a covid-19 precisa ser mantida em dia e ampliada
Agência Brasil ouviu especialistas, após fim da emergência global

Foto: Agência Brasil
A vacinação teve papel determinante para que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional da covid-19, afirmam especialistas ouvidos pela Agência Brasil.
Para eles, com o encerramento do período mais crítico provocado pela doença, a imunização precisa ser mantida e ampliada, chegando a grupos ainda pouco protegidos pelos imunizantes, como as crianças.
Integrante do comitê estratégico de especialistas em vacinação da OMS, a professora da Universidade Federal de Goiás Cristiana Toscano acompanhou de perto o desenvolvimento e a utilização das vacinas contra a covid-19. Com o fim da emergência sanitária, a infectologista considera que, além de lembrar que a doença não vai desaparecer, é preciso reforçar que a vacinação continua tendo importância.
A infectologista, que também é membro da Sociedade Brasileira de Imunizações, destaca que, por conta das vacinas, não se espera mais tantas mudanças do cenário de transmissão do vírus e da doença, o que possibilitou o fim da emergência sanitária, na sexta-feira (5). Mesmo assim, a circulação da variante Ômicron e suas subvariantes torna as doses de reforço indispensáveis.
Desde o início da vacinação contra a covid-19, 13,3 bilhões de doses de vacinas foram aplicadas em todo o mundo, segundo a OMS. No Brasil, mais de 514 milhões de doses foram aplicadas, segundo o Ministério da Saúde, e mais de 166 milhões de pessoas tomaram ao menos duas doses.
Crianças desprotegidas
A coordenadora do Observatório de Saúde da Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), Patrícia Boccolini, lembra que, apesar de as vacinas terem possibilitado o fim da emergência sanitária, muitas pessoas foram privadas do acesso a elas em todo o mundo. Entre essa população, estão as crianças que não foram levadas por seus responsáveis para serem vacinadas.
Patrícia Boccolini destaca que é preciso continuar e intensificar o esforço para que as vacinas cheguem a todos os países e a toda parcela da população dentro de cada país, corrigindo as discrepâncias que existem atualmente.
Vírus em evolução
Virologista responsável pelo sequenciamento da variante Gamma antes do momento mais crítico da pandemia no país, o pesquisador da Fiocruz Amazônia Felipe Naveca comemora o fim da emergência sanitária, que causou mais de 700 mil mortes no Brasil. Apesar de a notícia ser "um alento", ele defende que o trabalho de vigilância genômica deve continuar.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite receberá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Dengue: vacina do Butantan deve estar disponível no início de 2026
Medicamento está sendo avaliado pela Anvisa
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Hospitais privados poderão abater dívidas por atendimento ao SUS
Programa concede crédito tributário para reduzir filas na saúde
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir desta segunda
Medida visa proteger a saúde da população brasileira
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Internações por inflamações intestinais aumentaram 61% em dez anos
Sociedade de Coloproctologia faz campanha para alertar sobre doenças
- Por REDAÇÃO
- 12/05/2025
Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa
Entrevistados querem psicólogos nas escolas para mudar cenário