Vacina da chikungunya induz resposta imune em 98,8% dos vacinados
Estudo está sendo conduzido no Brasil com 750 adolescentes
Foto: SES-SC
A vacina contra a chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva induz resposta imune em 98,8% dos adolescentes que integram a fase 3 do ensaio clínico conduzida no Brasil. Segundo o estudo, o imunizante também demonstrou um bom perfil de segurança, independentemente da exposição prévia à chikungunya.

As informações de segurança e imunogenicidade servirão de base para solicitar a aprovação do produto no Brasil na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e na Europa, na European Medicines Agency (EMA). A expectativa é submeter o pedido de aprovação para a Anvisa no primeiro semestre de 2024.
Na última semana, a vacina foi aprovada para adultos pela agência reguladora dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), tornando-se o primeiro imunizante autorizado para uso no mundo contra chikungunya.
“Os dados são excelentes e mostram que estamos no caminho certo. É uma vacina segura e com alta capacidade de induzir anticorpos protetores. Estamos otimistas que, respeitando todas as etapas de estudos e validação pelos órgãos reguladores, poderemos oferecer essa vacina para proteger as pessoas desta doença que infelizmente acomete o país”, afirmou, em nota, Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.
O estudo clínico brasileiro incluiu a participação de 750 jovens de 12 a 17 anos que residem em áreas endêmicas nas cidades de São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Laranjeiras (SE), Recife, Manaus, Campo Grande e Boa Vista. Entre os voluntários, 500 receberam uma dose da vacina e 250 receberam placebo.
A análise de imunogenicidade foi feita 29 dias após a aplicação de uma única dose da vacina. Entre os participantes sem contato prévio com o vírus da chikungunya, 98,8% apresentaram anticorpos protetores contra a doença. Já para o grupo que tinha histórico de infecção prévia, a positividade de anticorpos foi de 100%.
A candidata a vacina de vírus atenuado contra chikungunya (VLA1553) é resultado de um acordo de transferência de tecnologia firmado entre o Instituto Butantan e a empresa francesa de biotecnologia Valneva, em 2020. Por meio da parceria, será possível produzir e disponibilizar o imunizante no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2025
Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS
Adolescentes de 12 a 16 anos também poderão retirar item
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2025
Secretaria de Saúde de Caruaru promove Vacinação Noturna nesta terça (28) e quarta-feira (29)
Ação é realizada em frente ao INSS, das 17h às 20h
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2025
Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos
Manobra de Heimlich deve ser precedida de pancadas nas costas
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2025
Senado aprova isenção de tributos para doação de medicamentos
Texto ainda precisa ser votado pela Câmara dos Deputados
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2025
Câmara aprova validade permanente para laudo de diabetes tipo 1
Texto será enviado ao Senado
- Por REDAÇÃO
- 21/10/2025
Pesquisa do Butantan padroniza nomenclatura de vírus da dengue
Nomes são utilizados desde setembro de 2024 em estudo