USP desenvolve vacina por spray nasal contra a Covid-19
O modelo de imunização já foi testado em camundongos
Por Agência Brasil
A Universidade de São Paulo (USP) está desenvolvendo uma vacina por spray nasal contra a covid-19. De acordo com a universidade, o modelo de imunização já foi testado – com resultados positivos – em camundongos contra a hepatite B. 
Para construir a nova vacina, os pesquisadores da USP colocaram uma proteína do novo coronavírus dentro de uma nanopartícula, criada a partir de um substrato natural. A substância resultante é aplicada em forma de spray nas narinas do paciente.
Segundo a equipe que desenvolve a vacina, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, a expectativa é que o organismo do paciente produza a IgA Secretoram, um tipo de anticorpo presente na saliva, na lágrima, no colostro, no trato respiratório, no intestino e no útero, que atuaria no combate ao novo coronavírus.
A nanopartícula criada pelos pesquisadores e utilizada na construção da vacina permite que a substância permaneça na mucosa nasal por até quatro horas, tempo suficiente para ser absorvida e iniciar uma reposta do sistema imunológico. De acordo com a USP, para garantir a imunização, serão necessárias a aplicação de quatro doses – duas em cada narina, com intervalo de 15 dias.
Os protótipos devem ficar prontos em cerca de três meses – quando será possível iniciar os testes em animais. Os pesquisadores estimam que o produto seja repassado ao público a um custo de R$ 100 reais.
Também estão participando da pesquisa virologistas e imunologistas do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, especialistas em nanotecnologia do Instituto de Química da USP, pesquisadores da Plataforma Científica Pasteur-USP, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 07/11/2025
Anvisa proíbe suplementos e energéticos com adição de ozônio
Gás não tem avaliação de segurança para uso em alimentos
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Brasil apresenta planos à coalizão global para vacinas e medicamentos
Ministro Alexandre Padilha participa do G20 Saúde, na África do Sul
- Por REDAÇÃO
- 04/11/2025
Ministério da Saúde intensificará mobilização contra dengue no Brasil
Dia D contra a doença será realizado no próximo sábado (8)
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2025
Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS
Adolescentes de 12 a 16 anos também poderão retirar item
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2025
Secretaria de Saúde de Caruaru promove Vacinação Noturna nesta terça (28) e quarta-feira (29)
Ação é realizada em frente ao INSS, das 17h às 20h
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2025
Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos
Manobra de Heimlich deve ser precedida de pancadas nas costas