Uso médio de refinarias da Petrobras se aproxima de 90%
Investimentos atuais resultam em utilização acima da média histórica
Foto: Agência Brasil
Por Agência Brasil:
A Petrobras informou ontem (4) ter atingido, nos três últimos meses de 2021, uma média de 88% de uso de capacidade de suas refinarias. De acordo com a empresa, no início deste mês de fevereiro, a média chegou perto de 90%.

A companhia explicou que as decisões operacionais no refino consideram que para cada barril de petróleo processado na refinaria, diversos outros produtos são gerados e posteriormente distribuídos. Ao produzir diesel, por exemplo, é também produzido, necessariamente, óleo combustível, que precisa ser escoado e distribuído para clientes finais.
Por isso, o cálculo do melhor nível de processamento sempre respeita, além dos critérios econômicos e de segurança, as limitações técnicas de capacidade de distribuição dos produtos, volumes possíveis de serem estocados, comportamento da demanda, custos e preços. Segundo a Petrobras, um eventual aumento de carga da refinaria, teria como consequência a produção de outros derivados de menor valor.
O diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa, afirmou que a definição do nível de utilização das refinarias é complexa porque envolve produtos diferentes e deve ser tomada com base em critérios técnicos-econômicos. Acrescentou que a Petrobras “está investindo nas suas refinarias e o mercado tem crescido e demandado por mais combustíveis da companhia, o que resulta em uma utilização acima da média histórica”.
Costa indicou que a presença de novos investidores, como o Mubadala Capital, que adquiriu a Refinaria Landulpho Alves, na Bahia, reforça a capacidade de investimento e o atendimento de um mercado crescente e cada vez mais dinâmico, no qual a Petrobras é um dos atores. A empresa participa do setor em conjunto com diversos outros investidores, sendo a prática de preços alinhados aos mercados globais fundamental para o adequado funcionamento do mercado de combustíveis no Brasil.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Manutenção da Selic em 15% ao ano preocupa setor produtivo
Indústria, comércio e centrais sindicais criticam decisão do Copom
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
Cerca de 25 milhões de brasileiros vão pagar menos imposto
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Bolsa volta a subir e atinge inéditos 153 mil pontos em dia de Copom
Dólar cai 0,7% e fecha o dia vendido a R$ 5,36
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
Produção industrial recua 0,4% em setembro, mostra IBGE
Em 12 meses, setor acumula alta de 1,5%
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
Bolsa tem décima alta seguida e volta a bater recorde
Com mau-humor externo, dólar encosta em R$ 5,40