UFPE realiza monitoramento após comunidade quilombola de Alagoinha ter população adulta vacinada contra a Covid-19
Objetivo é compreender o grau de proteção da vacina e verificar se pode existir alguma variante local

Foto: Divulgação
Toda a população adulta do povoado de Alverne, em Alagoinha, no Agreste de Pernambuco, completou o ciclo de imunização com as duas doses da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19. Agora, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai monitorar a eficácia do imunizante em toda a comunidade quilombola.
Pouco mais de 400 pessoas moram no local. Segundo a Secretaria de Saúde, foram registradas cinco mortes na comunidade antes da imunização. Desde quando começou a campanha de vacinação, Alverne não registrou novos casos em pessoas maiores de 18 anos.
O objetivo desse monitoramento é compreender o grau de proteção da vacina e verificar se pode existir alguma variante local ou importada que "drible" a eficácia do imunizante. A pesquisa segue por mais seis meses.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Internações por inflamações intestinais aumentaram 61% em dez anos
Sociedade de Coloproctologia faz campanha para alertar sobre doenças
- Por REDAÇÃO
- 12/05/2025
Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa
Entrevistados querem psicólogos nas escolas para mudar cenário
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações
Sintomas manifestados ao usar o produto são similares a alergias
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
SUS vai substituir papanicolau por exame mais sensível ainda este ano
Exame molecular de DNA-HPV para rastreio terá intervalo de cinco anos
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Caruaru promove ação especial de vacinação contra HPV neste sábado
Ação busca ampliar a imunização entre adolescentes de 9 a 19 anos, com...
- Por REDAÇÃO
- 25/03/2025
Real Hospital Português oferece atendimentos gratuitos a pacientes com doenças raras
Evento proporciona suporte jurídico, assistência social e informações...