
Turismo em Pernambuco se aquece para o último trimestre de 2023
Expectativa dos setores de aviação e hotelaria é superar os números registrados nos primeiros meses de 2023.

Foto: DP
O último trimestre de 2023 apresenta perspectivas positivas para o setor de turismo em Pernambuco. Com a temporada prévia de verão e as festas de fim de ano se aproximando, a malha aérea e a ocupação hoteleira estão esquentando, projetando um aumento de 20% em relação aos primeiros nove meses deste ano.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que, em outubro, Pernambuco terá mais de 6,4 mil voos, entre chegadas e partidas. Isso representa uma recuperação significativa após o impacto da pandemia a partir de 2019.
A estratégia de promoção do turismo no estado inclui a divulgação em destinos que geram melhores resultados, como Argentina, Portugal, Uruguai e Flórida, bem como o foco em rotas nacionais além do eixo Rio-São Paulo, como Minas Gerais. Essas iniciativas, juntamente com campanhas de agências de viagens e incentivos aos estabelecimentos, estão impulsionando o setor.
A requalificação do Aeroporto Internacional do Recife, programada para dezembro, tem como meta dobrar o número de voos mensais para 10 mil. Além disso, o Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, receberá investimentos de R$ 60 milhões para solucionar problemas de infraestrutura e mobilidade, aumentando a ocupação hoteleira na ilha.
Além dos destinos já conhecidos, o turismo de negócios e lazer está se expandindo para locais como o Vale do Catimbau, Caruaru e Serra Talhada, nas regiões do Agreste e Sertão. O governo estadual estima um crescimento de 10% no setor de serviços, incluindo restaurantes e entretenimento.
Embora o setor seja otimista, existem desafios a serem enfrentados, como problemas nas estradas, segurança e acessibilidade, bem como tarifas aéreas elevadas que afetam tanto os viajantes comuns quanto as empresas que realizam eventos. O setor de hospedagem também está se adaptando à alta demanda, com hotéis em todo o estado fazendo ajustes para atender ao turismo de negócios.
A partir de janeiro de 2024, a Gol e a TAP Air Portugal aumentarão os voos para a Argentina e Lisboa, respectivamente, o que deve contribuir ainda mais o turismo em Pernambuco.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/05/2025
CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média
Conselho permite utilização de recursos do Fundo Social do Pré-Sal
- Por REDAÇÃO
- 02/05/2025
Mais de 32 milhões são autônomos informais ou trabalham sem carteira
Número representa 31,7% dos trabalhadores brasileiros
- Por REDAÇÃO
- 02/05/2025
Nova tabela do IR entra em vigor; veja o que muda
Quem ganha dois salários mínimos não pagará imposto
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Desemprego entre jovens cai pela metade entre 2019 e 2024
Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Contas do Governo Central têm melhor março em quatro anos
Superávit primário somou R$ 1,096 bilhão no mês passado
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Petrobras cresce 5% e atinge 2,77 milhões de barris em 2025
Diesel S-10 representou 66% das vendas totais do diesel