Trump ameaça países que se alinhem ao Brics com tarifa de 10%
"Não haverá exceções a essa política", disse o presidente

Foto: Chip Somodevilla/Getty Images
Em meio à reunião de cúpula do Brics, que ocorre no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ameaçou taxas extras a produtos de países que se alinhem ao grupo, formado por 11 nações, entre elas Brasil Rússia Índia, China e África do Sul. A publicação foi feita em seu perfil na rede Truth Social.
"Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão", escreveu Trump.
Em sua declaração de líderes, divulgada no domingo (6), o Brics criticou medidas protecionistas adotadas no comércio global.
"Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual, com a OMC em seu núcleo, com tratamento especial e diferenciado (TED) para seus membros em desenvolvimento", destaca a declaração do Brics.
Trump, que assumiu em janeiro deste ano, anunciou, logo no início de seu mandato, aumento de tarifas sobre produtos importados, o que gerou críticas e respostas de vários países.
Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, compõem o Brics a Arábia Saudita, o Irã, os Emirados Árabes, a Indonésia, o Egito e a Etiópia. Mais dez países são parceiros do grupo: Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/08/2025
Governo começa a transferir empréstimos antigos para app do consignado
Trabalhador poderá escolher outro banco por meio do celular
- Por REDAÇÃO
- 21/08/2025
Governo vai comprar perecíveis que iriam para EUA, diz ministro
Merenda escolar será um dos destinos desses produtos
- Por REDAÇÃO
- 21/08/2025
Petrobras inicia pagamento de dividendos a acionistas
Valores são referentes ao primeiro trimestre deste ano
- Por REDAÇÃO
- 20/08/2025
Importações crescem e preocupam setor calçadista brasileiro
Em julho, número de pares importados quase dobrou
- Por REDAÇÃO
- 20/08/2025
CNI preserva previsão de alta do PIB em 2,3% mesmo com tarifaço dos EUA
Agropecuária está aquecida e deve sustentar crescimento da economia
- Por REDAÇÃO
- 20/08/2025
Petrobras libera construção de quatro navios
Estaleiros nacionais serão responsáveis pelas obras